Notícias

Banca de DEFESA: GERARDO ALVES NOGUEIRA BRAGA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERARDO ALVES NOGUEIRA BRAGA NETO
DATA: 26/07/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet: https://meet.google.com/ktp-gydc-ceg
TÍTULO:

Determinação do Isolamento Acústico de Revestimentos Resilientes de Pisos e de Contrapisos Flutuantes Usando Método por Medição de Vibração.


PALAVRAS-CHAVES:

ruído de impacto; ISO 16251-1; isolação de ruído, vibração; piso flutuante.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Em edificações de múltiplos pavimentos o ruído de impacto (queda e/ou arraste de objetos, passos, etc.) é um problema recorrente, podendo causar grande desconfortos e até mesmo respostas fisiológicas adversas a quem está exposto. As soluções de controle mais comuns a este tipo de ruído são a aplicação de revestimento de piso macios (flexíveis ou resilientes) no acabamento final do piso (ex.: carpetes, pisos emborrachados, etc.) e/ou a utilização de uma camada resiliente entre a laje estrutural e o contrapiso, o chamado contrapiso flutuante. Usualmente, os parâmetros que mensuram a isolação do ruído de impacto destas soluções são: a redução do nível de pressão sonora de impacto (ΔL) e redução ponderada do nível de pressão sonora de impacto (ΔLw). Tais parâmetros são obtidos convencionalmente utilizando a metodologia descrita na norma ISO 10140-3, que requer o uso de câmaras acústicas padronizadas. A construção das câmaras, entretanto, implica num investimento significativo, que pode prejudicar fabricantes, projetistas e limitar a atuação de pesquisadores. Tendo em vista está problemática, a norma ISO 16251-1 apresenta uma metodologia alternativa e menos onerosa para avaliar o ΔL e ΔLw de revestimentos de piso flexíveis utilizando medições de aceleração de vibração em uma bancada de pequenas dimensões em modelo de laje de concreto. Este trabalho realizou análise comparativa do método alternativo (ISO 16251-1) ao método tradicional (ISO 10140-3) na avaliação do ΔL e ΔLw de revestimentos de pisos macios e investigou fatores concernentes a acurácia e precisão do método alternativo. Realizou-se também o estudo da aplicabilidade dá ISO 1651-1 à caracterização acústica de sistemas de contrapiso flutuante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1257852 - ALEXANDRE LUIZ AMARANTE MESQUITA
Externo ao Programa - 2342549 - ELCIONE MARIA LOBATO DE MORAES
Externo ao Programa - 1443995 - GUSTAVO DA SILVA VIEIRA DE MELO
Interno - 326578 - NEWTON SURE SOEIRO
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 09:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2