Banca de DEFESA: DANIELE SOARES STIEVEN

DISCENTE: DANIELE SOARES STIEVEN
DATA: 06/08/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet: https://meet.google.com/dqm-hmst-bnn

Influência do Superaquecimento no Comportamento Térmico na Fundição em Molde Permanente Unidirecional de Alumínio Puro.

Solidificação; Parâmetros Térmicos; Fundição Direcional; Alumínio Puro; Coeficiente Interfacial de Transferência de Calor.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Os parâmetros operacionais em fundição metálica influenciam fortemente o controle da dinâmica térmica neste processo, consequentemente influenciando o comportamento mecânico desses. Visto isso, este trabalho visa contribuir para o entendimento da dinâmica térmica do processo de solidificação direcional de alumínio puro a partir da modificação do superaquecimento do sistema líquido, importante parâmetro industrial. Três experimentos de solidificação em regime direcional de extração de calor foram realizados, considerando 0%, 10% e 15% de superaquecimento. Observou-se, a partir do aumento do superaquecimento, que a dinâmica da taxa de extração de calor e do gradiente térmico são diferentes da velocidade da isoterma liquidus, onde os primeiros aumentam abruptamente e a última tem comportamento próprio dependendo do percentual de superaquecimento. Verificou-se que o coeficiente de extração de calor interfacial tem seu pico onde há mudança de fase, o qual tende a ter magnitude elevada quando o superaquecimento também é elevado. Por fim, uma correlação do tempo final de solidificação experimental e dos parâmetros da regra de Chvorinov é apresentada.

Presidente - 1627401 - ERB FERREIRA LINS
Interno - 1508841 - JERSON ROGERIO PINHEIRO VAZ
Externo ao Programa - 1346583 - EMANUEL NEGRAO MACEDO
Externo ao Programa - 326749 - JORGE TEOFILO DE BARROS LOPES