Notícias

Banca de DEFESA: HELLEN CRISTINA GOMES ANDRADE PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLEN CRISTINA GOMES ANDRADE PIMENTEL
DATA: 30/01/2015
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica
TÍTULO:

Desenvolvimento de metodologia para controle de ruído de uma empresa do setor madeireiro utilizando técnicas experimentais e numéricas com base na acústica geométrica/numérica.


PALAVRAS-CHAVES:

Indústria Madeireira. Ruído. Insalubridade. Controle de ruído. Acústica de raios. Pressão Sonora. Potência Sonora.


PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

A riqueza da fauna e flora amazônica, fez com que muitas empresas desenvolvessem o interesse pela região principalmente no que diz respeito à exploração da madeira, onde há 300 anos este tipo de atividade não causava muitos danos por ser um exclusivamente extrativista, mas com o passar do tempo foram surgindo às máquinas e equipamentos tanto para realizar o arraste das árvores quanto para beneficiar o produto no local diminuindo custo de transporte e produção. A indústria madeireira presente na região, dentre os impactos relacionados, um chamou atenção para realização deste estudo “A saúde ocupacional do trabalhador”. A exposição dos trabalhadores ao nível de ruído acima de 85 dB(A) para uma jornada de trabalho de 8 horas diárias caracteriza o ambiente laboral como insalubre tendo como parâmetro a NR-15 – Operações Insalubres e Perigosa Anexo N°1 – Limites de Tolerância para Ruído Contínuo e Intermitente , prejudicando assim a integridade física do trabalhador. Por possuir equipamentos, maquinas e matéria prima que possibilitam o desenvolvimento do ruído industrial, tendo como contribuinte o layout do processo produtivo, bem como o ambiente onde este processo está alocado, potencializando ainda mais o desenvolvimento da poluição sonora industrial no setor madeireiro. Em virtude do relato supracitado este trabalho propõe-se em analisar os resultados experimentais da obtenção de nível de pressão sonora e de potência sonora, juntamente com as simulações numéricas através da metodologia de acústica de raios com o uso do programa computacional Odeon em busca de soluções para propor melhorias ao ambiente laboral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1443995 - GUSTAVO DA SILVA VIEIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1509037 - LUIS AUGUSTO CONTE MENDES VELOSO
Interno - 326578 - NEWTON SURE SOEIRO
Notícia cadastrada em: 28/01/2015 09:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2