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Banca de DEFESA: CARLOS VINICIUS DE PAES SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS VINICIUS DE PAES SANTOS
DATA: 26/08/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/gvd-vewq-cro
TÍTULO:

Análise da Influência do Carregamento sobre o Desgaste e o Comportamento Microestrutural de um Trilho Perlítico.


PALAVRAS-CHAVES:

Trilhos ferroviários; Espaçamento interlamelar; Desgaste por deslizamento; Dureza.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Atualmente estudos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias aplicada a ferrovias vem ganhando importância, pois o Brasil ainda não explora de modo satisfatório a total potencialidade desse modal de transporte. Os investimentos nessa área e o aumento da eficiência do sistema roda-trilho gerarão a eficácia logística que o país necessita para se tornar mais competitivo. O presente estudo busca caracterizar um trilho com matriz perlítica quanto ao seu espaçamento interlamelar, dureza, resistência ao desgaste e parâmetros de rugosidade. Diante disso, retirou-se pinos que foram cortados em incrementos de 5 mm a partir da superfície até uma profundidade de 20mm na direção transversal à laminação do trilho. Os pinos foram ensaiados sobre discos de aço AISI H13 com dureza de aproximadamente 600 HV. Em cada posição que se analisou a microestrutura se efetuou medições dos espaçamentos interlamelares com o intuito de verificar quais são as relações que a microestrutura possui com a distância e a dureza. A posição superficial foi submetida a ensaios de desgaste do tipo pino sob disco em quatro condições de carregamento e após o término desses ensaios as superfícies foram analisadas via MEV e EDS, além dos parâmetros de rugosidades em um perfilômetro óptico 3D. Percebeu-se que as distâncias interlamelares variam ao longo da direção estudada, contudo em termos de variação média não há diferenças significativas entre as posições 0 e 5mm e as 10 e 15mm. O espaçamento interlamelar possui uma relação de linearidade com a distância na direção transversal da laminação, ou seja, a dureza possui uma relação de linearidade com a raiz do reciproco do espaçamento interlamelar. A variação das condições de carregamento promoveu modificações nas propriedades relacionadas ao desgaste (dureza, perda de massa, taxa e coeficiente de desgaste), assim como nos parâmetros de rugosidade. A análise da superfície desgastada de todas as condições revelou que o desgaste foi do tipo oxidativo, ou seja, para as quatro condições de carregamento ocorreu a formação de óxidos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS
Presidente - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo ao Programa - 326749 - JORGE TEOFILO DE BARROS LOPES
Interno - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Interno - 1152812 - ROBERTO TETSUO FUJIYAMA
Notícia cadastrada em: 21/08/2020 17:04
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