Banca de DEFESA: RODRIGO CAVALCANTI RIBEIRO LIMA

DISCENTE: RODRIGO CAVALCANTI RIBEIRO LIMA
DATA: 17/06/2020
LOCAL: Sala virtual - PGITEC/UFPA

Análise Numérica CFD da Combustão de Biomassa Torrada e IN NATURA em Fornalha Ciclônica com Parede D'Água

Combustão de biomassa sólida, torrefação, escoamento bifásico, método dos volumes finitos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

O uso da biomassa como fonte de energia tem obtido cada vez mais relevância na busca por diversificar a matriz energética mundial. Entre as dificuldades encontradas no uso da biomassa sólida em escalas maiores está a não uniformidade de sua composição química, teor de umidade, formato e tamanho, o que limita o dimensionamento de equipamentos que promovam a conversão da energia. Métodos de beneficiamento como a torrefação trazem grandes benefícios pois podem promover uma densificação energética do combustível e uma maior uniformidade de suas características, além de tornar a biomassa mais resistente a degradações naturais e a absorção de umidade. E possibilitar a redução de sua granulometria com menor consumo de energia. Esta proposta de dissertação de mestrado tem como objetivo principal comparar o desempenho da combustão da Cupiúba in natura e a Cupiúba torrada, e analisar o impacto da parede d’água na reação de combustão em um combustor ciclônico. Para tal, realiza uma análise numérica com o uso do método dos volumes finitos, utilizando o pacote comercial ANSYS FLUENT. As simulações computacionais demonstram que, devido à maior liberação de calor da reação com biomassa torrada, este escoamento apresenta temperaturas mais elevadas, que gera impacto em todas as etapas da reação de combustão, acelerando-as, resultando em menor comprimento de chama. A formação de NOx, nestes casos, também foi mais elevada, onde o mecanismo de formação termal foi preponderante. Ao avaliar a parede d’água, observou-se uma redução significativa das temperaturas ao longo do escoamento, sobretudo para o caso com Cupiúba torrada, e, consequentemente, uma queda acentuada na formação de NOx.

Interno - 1550085 - DANIELLE REGINA DA SILVA GUERRA
Presidente - 326850 - MANOEL FERNANDES MARTINS NOGUEIRA
Interno - 1804883 - MARCELO DE OLIVEIRA E SILVA
Externo à Instituição - PATRICK LOUIS ALBERT ROUSSET