Notícias

Banca de DEFESA: AILTON DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILTON DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 25/06/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Sala 110/PGITEC/UFPA
TÍTULO:

Estudo da viabilidade da fabricação de cone de sinalização e escada singela utilizando material compósito de fibra de juta/poliéster.


PALAVRAS-CHAVES:

Matriz poliéster; Fibras naturais; Laminação manual; Processo de fabricação.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

A busca por materiais com propriedades específicas para atender as necessidades humanas sempre demandou pesquisas. Neste trabalho, visando à aplicação de materiais naturais renováveis como a fibra de juta, é apresentado um estudo de viabilidade do processo de fabricação do cone de sinalização e escada singela com fibra natural de juta na forma de tecido e matriz poliéster, como alternativa aos materiais tradicionais, confeccionado a partir de moldes e em conformidade com as normas ABNT e ASTM. Na confecção do molde aberto do cone de sinalização usou-se compósito de manta de fibra de vidro/poliéster, já na confecção dos moldes macho e fêmea da escada singela usou-se compensado de madeira, gel coat, cola para madeira e cantoneiras de alumínio. A matriz usada nas etapas de produção do cone de sinalização e da escada singela foi a  esina poliéster e tecido de fibra de juta, além de fibras de vidro na forma de manta, cera desmoldante e massa poliéster. A metodologia utilizada para a confecção do cone de sinalização foi a laminação manual e a metodologia de fabricação dos montantes da escada singela foi a laminação manual seguida por compressão. Verificou-se que as metodologias utilizadas mostraram-se satisfatórias uma vez que o processo de fabricação do cone de sinalização e da escada singela é artesanal, utiliza materiais e insumos com custo reduzidos e de relativa facilidade de aquisição no mercado local. O resultado do ensaio de tração dos corpos de prova do compósito de tecido de fibra de juta/poliéster suporta uma carga de aproximadamente três toneladas e limite de resistência de 12,46 MPa. É viável o processo de fabricação do cone de sinalização e da escada singela em compósitos de matriz poliéster reforçado com tecido de fibra de juta. Além disso, é uma alternativa tecnológica para substituição de materiais tradicionais, como os oriundos da cadeia produtiva do petróleo, uma vez que utilizam materiais de fontes renováveis. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2413748 - ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 3445215 - HELIO DA SILVA ALMEIDA
Presidente - 1152812 - ROBERTO TETSUO FUJIYAMA
Notícia cadastrada em: 25/06/2019 09:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1