Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO JORGE ALVES BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO JORGE ALVES BORGES
DATA: 26/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório FEM/UFPA
TÍTULO:

Análise do estado de agregação de um compósito MWCNT/AISI 304L via síntese mecânica e tratamento químico com peróxido de hidrogênio.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanotubos de Carbono; AISI 304L; Síntese Mecânica; Peróxido de Hidrogênio; Fluxo Nanoestruturado; P-GTAW.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

As formas alotrópicas sintéticas do carbono tem sido objeto intenso de estudo da comunidade científica nas últimas décadas, e com a descoberta do nanotubos de carbono e suas propriedades únicas, urge utilizá-los como reforço em matrizes metálicas. Apesar de tais vantagens, enfraquecer as ligações de Van der Waals entre os tubos e dispersá-los de forma homogênea para que se possa fazer um melhor usufruto de suas potencialidades é um dos principais entreveros da academia. Nesse âmbito, processos como a Síntese Mecânica e Tratamento Químico merecem destaque pela sua praticidade e relativo baixo custo operacional, tornando-se alternativas para o processo de fabricação de nanocompósitos. Apesar do sucesso em manufaturar nanocompósitos em matrizes como alumínio e cobre, os estudos envolvendo a incorporação de nanotubos de carbono em aço inoxidável ainda é escasso. Este trabalho visa estabelecer a melhor rota para fabricação de um pó nanoestruturado composto de 5% em peso de Nanotubos de Carbono de Paredes Múltiplas e pó de aço inoxidável 304L para posterior inserção como fluxo para a manufatura de uma junta soldada através do processo de Gas Tungsten Arc Welding pulsado, utilizando os processos de Síntese Mecânica e Tratamento Químico com peróxido para a dispersão dos nanotubos na matriz metálica. Para o primeiro, a mistura foi colocada num moinho de bolas em uma taxa de bolas-pó de 30:1, sendo rotacionado a 200 rpm durante 60 min; no segundo, uma solução de 30% de Peróxido de Hidrogênio foi adicionada à mistura por 10 min em um ultrassonicador. Após ambos os processos, as misturas foram submetidas à temperatura de 350oC por 1h para a remoção de carbonos amorfos, e então caracterizadas por Difração de Raio-X, Espectroscopia Raman e Microscopia Eletrônica. Os resultados preliminares indicaram que a rota de Tratamento Químico proporcionou um menor grau de carbonos amorfos e melhor dispersão na matriz metálica, o que a pode tornar a melhor alternativa para o processo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178124 - EDUARDO DE MAGALHAES BRAGA
Interno - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Externo ao Programa - 1913383 - PAULO CORDEIRO MACHADO
Notícia cadastrada em: 25/04/2019 14:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1