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Banca de DEFESA: JOÃO GABRIEL BEZERRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO GABRIEL BEZERRA DA SILVA
DATA: 19/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório FEM/LABEM/UFPA
TÍTULO:

Redução do consumo específico de motores diesel estacionário atuando nos parâmetros de operação consumindo óleo diesel mineral e óleo B8.


PALAVRAS-CHAVES:

Motor de ignição por compressão; mistura biodiesel; parâmetros de injeção de combustível; consumo específico de combustível.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Os grupos geradores diesel são equipamentos de fundamental importância no fornecimento de energia elétrica. Essa forma de gerar energia é puramente térmica utilizando como principal fonte de abastecimento o combustível de petróleo, tornando uma grande preocupação de ambientalistas pelos elevados níveis de emissões gasosas, produzida pela queima de combustível, lançadas na atmosfera prejudicando a saúde, o meio ambiente e agravação das mudanças climáticas, havendo uma real necessidade de buscar por alternativas viáveis e máquinas mais eficientes para reduzir o grande consumo de combustível fóssil. Uma das alternativas é a substituição parcial do diesel de petróleo misturado ao biodiesel, uma realidade já encontrada no mercado brasileiro, como é o caso do diesel S10 que contém 8% em volume de biodiesel em sua composição (B8). Porém quando o diesel de petróleo é substituído por biodiesel, o desempenho do motor tende a reduzir, devido as mudanças de propriedades físicas da mistura combustível, como a redução poder calorifico superior atribuído ao biodiesel que apresenta menor conteúdo energético comparado ao diesel fóssil puro. Como o objetivo de melhorar o desempenho de um motor a combustão interna de ignição por compressão quando há essa mudança no tipo de combustível, este trabalho adota em sua metodologia, modificações nos parâmetros de injeção de combustível, utilizando variação no avanço de injeção combinado ao aumento da pressão de injeção, na tentativa de reduzir o consumo específico de combustível do motor. Em estudo, são avaliados dois tipos de combustíveis comercial, o diesel puro de petróleo S500 (B0) e o combustível S10 (B8). Foram realizados testes experimentais medindo consumo de combustível e ar, potência elétrica e temperaturas para análise de desempenho do conjunto, como também, medição da pressão efetiva indicada para análise do processo de combustão, determinando a taxa de variação da pressão no cilindro para estimar o tempo de início da combustão, como o cálculo da taxa de calor liberado e calor líquido liberado. Com a injeção de combustível modificado, o desempenho do motor foi melhorado, atingindo redução no consumo específico de combustível B8 em até 2,8 g/kWh em relação ao B0 e, de 7,8 g/kWh em relação a B8 sendo injetado na condição padrão de fábrica do motor operando a 60% da carga. As características de combustão foram melhoradas com o aumento da pressão de injeção combinada ao avanço de ponto de injeção ideal, resultando no aumento da taxa de calor liberado, aumento do calor líquido liberado, maior pico de pressão e adiantamento do início da combustão, concluindo que o aumento da pressão de injeção resultou numa combustão mais eficiente melhorando o desempenho do motor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON BAZZO
Interno - 2998820 - HENDRICK MAXIL ZARATE ROCHA
Presidente - 326850 - MANOEL FERNANDES MARTINS NOGUEIRA
Externo à Instituição - RICARDO AUGUSTO SEAWRIGHT DE CAMPOS
Notícia cadastrada em: 08/02/2019 12:29
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