Banca de DEFESA: KAZUO DE ALMEIDA KAMIZONO

DISCENTE: KAZUO DE ALMEIDA KAMIZONO
DATA: 14/08/2014
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia da UFPA
TÍTULO: Caracterização Elétrica e Mecânica da Liga Al-Cu-Fe-Si Modificada com Diferentes Teores de Ni para Aplicação na Fabricação de Fios e Cabos para Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.
PALAVRAS-CHAVES: Liga Al-Ni. Termorresistência. Propriedades mecânicas. Propriedades elétricas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a influência de tratamento térmico de envelhecimento sobre as propriedades mecânica e elétrica da liga Al-Cu-Fe-Si com adições de Ni (0,01%; 0,025%; 0,04%). O material foi obtido através de solidificação direta em coquilha metálica, usinado para o diâmetro de 19,5 mm, tratados termicamente por duas horas em duas temperaturas: 150 e 250 ºC, submetido ao ensaio de microdureza, laminado a frio no diâmetro 3,0 mm e executados dois testes de termorresistência à 250 e 280 ºC. A solidificação, os tratamentos térmicos e os testes de termorresistências foram realizados em um forno do tipo mufla, o ensaio de resistência mecânica na máquina de tração KRATOS e o ensaio de microdureza na máquina HV-1000B. De acordo com a análise dos testes observa-se que o aumento do teor de Ni eleva o limite de resistência à tração (LRT) e aumentam a microdureza. Após os tratamentos térmicos notou-se uma redução nos valores de LRT e aumento da microdureza. Os resultados das termorresistências mostram uma variação nos valores de LRT.
Interno - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo à Instituição - DANIEL MONTEIRO ROSA
Externo à Instituição - HILTON TULIO COSTI
Presidente - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA