Banca de DEFESA: GILCIMAR PEREIRA

DISCENTE: GILCIMAR PEREIRA
DATA: 04/08/2014
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia da UFPA

Avalição Metalurgica em Camadas de Amanteigamento Depositada com Aço Inoxidável Austenítico 316l em Chapas de Aço Baixo Carbono ABNT 1020.

MIG, amanteigamento, microestruturas, ZTA e ZPM.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Este trabalho tem como objetivo avaliar as caraterísticas metalúrgicas em camadas de amanteigamento aplicadas pelo processo MIG, com deposição do aço inoxidável austenítico 316L em chapas de acho baixo carbono 1020 ABNT e correlaciona-las com os parâmetros de soldagem e com as propriedades mecânicas e resistência à corrosão. As amostras amanteigadas foram analisadas por microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura com sistema de energia dispersiva, microdureza e ferritoscópio. Os estudos se concentraram nas regiões da zona termicamente afeta (ZTA), zona parcialmente mistura (ZPM) e metal de solda. A ZTA apresentou regiões de grãos grosseiros e de grãos finos, as principais microestruturas dessas regiões foram compostas por ferrita de segunda fase (FS), ferrita poligonal (FP), ferrita alotriomórfica ou de contorno de grão (FG), ferrita de Widmanstatten (FW), bainita, na (ZTA-GG) e ferrita e perlita na (ZTA-GF). Essas microestruturas influenciam nos resultados de dureza, sendo mais elevado para a região de grãos grosseiros. A ZPM apresentou macrosegregação com composição intermediaria entre o substrato e o metal de solda. Também se identificou a formação de martensíta, da zona Φ e de precipitação de carbonetos que foram responsáveis pela elevada dureza dessa região. A solidificação do metal de solda deu-se pelos modos colunar - dendritico e dentritico - equiaxial. As principais microestruturas identificadas no metal de solda foram: austeníta primaria (A), austeníta primaria com reação eutética com ferrita de segunda fase (FA) e austeníta secundaria com ferrita primaria (AF). Os maiores níveis de durezas foram encontrados nas regiões das primeiras camadas de amanteigado que está relacionado com a formação de auteníta primária. O teor de ferrita calculado para a estrutura (FA) foi de 1,02% e para a estrutura (AF) de 3,72% e 3,02% para o modo vermicular e laminar, no entanto pela as analises realizada pelo ferritoscópio ficaram todas abaixo de 3%.

Presidente - 2413748 - ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO
Interno - 273119 - CARLOS ALBERTO MENDES DA MOTA
Interno - 2877989 - MARIA ADRINA PAIXAO DE SOUZA DA SILVA
Externo à Instituição - SERGIO RODRIGUES BARRA