Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR ALEXSANDER BARBOSA MAGNO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR ALEXSANDER BARBOSA MAGNO
DATA: 26/01/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório PPGMAT/IFPA
TÍTULO:

Efeito do tratamento térmico T6 na microestrutura e microdureza de uma liga de alumínio 319.1 solidificada horizontalmente.


PALAVRAS-CHAVES:

Liga Al-Si-Cu, Tratamento térmico T6, Dispositivo de solidificação horizontal, Espaçamento dedrítico,.Microdureza, Partículas de silício.


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Os tratamentos térmicos têm como objetivo alterações microestruturais de metais e suas ligas, visando a obtenção de propriedades mecânicas para aplicações especificas, através de processos de aquecimento e resfriamento das peças. Para as ligas de alumínio tratáveis termicamente, o tratamento mais indicado é o de endurecimento por precipitação, que visam a melhor combinação entre resistência mecânica e ductilidade. Nesse sentido, este trabalho visa caracterizar a microestrutura de uma liga Al-Si-Cu da série A319.1 antes e após o tratamento térmico T6. O tratamento térmico T6 envolve dois processamentos: Solubilização e Envelhecimento Artificial. Neste trabalho, foi elaborada a liga Al-5,5%Si-3%Cu e solidificada direcionalmente em um dispositivo de solidificação direcional horizontal refrigerado à água sob condições transientes de extração de calor e o lingote resultante foi seccionado em três amostras de uma parte de sua área total, onde a primeira amostra foi mantida em seu estado inicial de bruta de fusão e duas restantes foram submetidas a uma temperatura de solubilização (TS) de 490 °C, com tempo de permanência nesta temperatura de 5 horas para uma e 8 horas para outra e posterior resfriamento em água à temperatura de 60 °C. Após a solubilização ambas as amostras foram submetidas ao processo de envelhecimento artificial em uma Temperatura de (TEA) de 155 °C, com tempo de permanência de 3 horas e posterior resfriamento ao ar ambiente. Foram realizadas medições dos espaçamentos dendríticos secundário (λ2) antes e após o tratamento, para caracterizar sua microestrutura. Leis experimentais de crescimento de λ2 são propostas, resistência mecânica da liga é analisada por meio de medição da microdureza (HV) no lingote resultante e a mudança morfológica das partículas de silício provocadas pelo tratamento térmico T6 são mensuradas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 326577 - ANTONIO LUCIANO SEABRA MOREIRA
Externo à Instituição - JEAN DA SILVA RODRIGUES
Presidente - 237.799.852-68 - OTAVIO FERNANDES LIMA DA ROCHA - IFPA
Externo à Instituição - THIAGO ANTONIO PAIXAO DE SOUSA COSTA
Notícia cadastrada em: 26/01/2018 09:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2