Notícias

Banca de DEFESA: ANDRE DOS SANTOS BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE DOS SANTOS BARROS
DATA: 24/01/2018
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO PROFESSOR RAIMUNDO LUCIER MARQUES LEAL JÚNIOR (ANEXO AO LABEM/UFPA)
TÍTULO:

Solidificação direcional das ligas Al-3%Cu e Al-3%Cu-0,5%Mg: estrutura dendrítica, microdureza, resistência à corrosão e aplicação do tratamento térmico T6 na liga ternária.


PALAVRAS-CHAVES:

Ligas Al-Cu e Al-Cu-Mg; Solidificação Direcional; Variáveis Térmicas; Crescimento Dendrítico; Microdureza; Tratamento Térmico T6; Resistência à Corrosão. 


PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Neste estudo analisam-se as inter-relações entre os parâmetros térmicos de solidificação, o arranjo microestrutural, a microdureza Vickers e a resistência à corrosão das ligas Al-3%Cu e Al-3%Cu-0,5%Mg solidificadas direcionalmente em um dispositivo horizontal. São avaliadas, também, as alterações na microestrutura, nos níveis de microdureza e na resistência à corrosão da liga ternária após os tratamentos térmicos de solubilização (495 ºC / 3 h) e envelhecimento artificial (200 ºC / 30, 60 e 180 min). Para tanto, o coeficiente de transferência de calor interfacial (hi) da liga Al-3%Cu é calculado por meio de uma metodologia baseada no confronto entre os perfis de temperatura teóricos, fornecidos por simulações numéricas, e aqueles obtidos experimentalmente considerando a linha central correspondente ao eixo longitudinal do lingote. Em seguida são determinadas equações do tipo potência para representar o crescimento dos espaçamentos dendríticos primários (λ1), secundários (λ2) e terciários (λ3) em função da velocidade de avanço da isoterma liquidus (VL) e da taxa de resfriamento (TR). No caso da liga Al-3%Cu, estas equações são comparadas com resultados experimentais encontrados na literatura bem como com valores estimados por modelos teóricos aplicáveis à solidificação transiente. Difração de raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) associada com espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS) são utilizadas na caracterização das fases intermetálicas previstas nos caminhos de solidificação obtidos por meio do software Thermo-Calc. Posteriormente são propostas equações do tipo potência e de Hall-Petch para descrever a variação da microdureza em função dos parâmetros térmicos e microestruturais para ambas as ligas. Os valores de microdureza das amostras tratadas termicamente são então analisados em função do tempo de envelhecimento. Finalmente, a variação na resistência à corrosão é avaliada por meio das técnicas de espectroscopia de impedância eletroquímica e de polarização potenciodinâmica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2153094 - ANTONIO ADELMO FREIRE BESERRA
Presidente - 326577 - ANTONIO LUCIANO SEABRA MOREIRA
Interno - 1674348 - IVALDO LEAO FERREIRA
Interno - 237.799.852-68 - OTAVIO FERNANDES LIMA DA ROCHA - IFPA
Externo à Instituição - THIAGO ANTONIO PAIXAO DE SOUSA COSTA
Notícia cadastrada em: 24/01/2018 11:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1