Banca de DEFESA: CHARLES HUDSON MARTINS DE VASCONCELOS

DISCENTE: CHARLES HUDSON MARTINS DE VASCONCELOS
DATA: 01/03/2018
LOCAL: AUDITÓRIO PROFESSOR RAIMUNDO LUCIER MARQUES LEAL JÚNIOR (ANEXO AO LABEM/UFPA)

Estudo de Viabilidade da Utilização do Processo GMAW-CW em Soldas de Aço Balístico

Aço balístico HHA; GMAW-CW; GMAW; ciclo térmico.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

O Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército lançou em 2006, o edital para as empresas nacionais e estrangeiras participarem do "Projeto da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal, Média, de Rodas" (VBTP-MR). Em Dezembro de 2007 foi escolhida uma empresa italiana instalada no Brasil. A empresa entregou o primeiro lote de viaturas ao exército brasileiro em março de 2014, após montagem do protótipo e um lote piloto para experimentações doutrinárias. Ocorre desde então, uma forte ênfase dessa empresa que, utilizam um processo personalizado GMAW para a execução da etapa funilaria. Entretanto, apesar de ser um processo personalizado GMAW, apresenta o mesmo estorvo dos outros processos, elevado tempo é consumido em resfriamento para evitar distorções e alteração da microestrutura do material soldado. Neste contexto, esse trabalho foi executado com a finalidade de avaliar a aplicação do processo de soldagem GMAW-CW, Gás Metal Arc Welding–Cold Wire (com adição de arame frio) no aço balístico HHA. Descreve-se o estudo das características operacionais, econômicas e ciclo térmico para ambos os processos, automatizados, na posição plana, em passe único para preencher chanfro “V” em chapa de aço balístico HHA ARMOX 500T utilizando o arame ER307, proteção gasosa de uma mistura 90% Ar + 5% CO₂ + 5% O₂. Os experimentos tiveram caráter comparativo e para isso estabeleceu-se dois padrões de parâmetros operacionais denominados indústria e experimental. Ambos os padrões são aplicados nos processos GMAW e GMAW-CW com 20% e 40% de arame frio. Observou-se que as variáveis mais importantes dentre as analisadas foram velocidade de soldagem e o percentual de arame frio. Em ambos os processos, a velocidade de soldagem do padrão experimental apresentou um aumento de 150% em relação ao padrão indústria. Os resultados encontrados não indicaram descontinuidade ou imperfeições superficiais nos níveis de velocidade estudados. As características econômicas dos processos de soldagem do padrão experimental apresentaram resultados com aumento de 100% na taxa de fusão e variando de 117% a 149% na taxa de deposição em relação aos respectivos processos do padrão indústria. Por meio da curva de ciclo térmico observou-se que o processo GMAW-CW 40%, padrão experimental, obteve o menor tempo de resfriamento entre todos. Em relação ao processo GMAW convencional, padrão indústria, a redução obtida no tempo de resfriamento foi 9,2%. Assim, foi alcançada a redução de 50,3% do tempo de produção do veículo.

Presidente - 2178124 - EDUARDO DE MAGALHAES BRAGA
Interno - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo ao Programa - 1152618 - HITO BRAGA DE MORAES
Externo ao Programa - 326258 - JOSE ANTONIO DA SILVA SOUZA