Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONILSON OLIVEIRA DA CONCEICAO

DISCENTE: ANTONILSON OLIVEIRA DA CONCEICAO
DATA: 27/03/2017
LOCAL: Auditório Professor Raimundo Lucier - FEM/ITEC/UFPA

Avaliação do desempenho térmico e emissões de motores diesel consumindo óleo vegetal utilizando ar enriquecido com oxigênio.

Grupos-geradores; Aditivação do “ar”; Óleos vegetais; Emissões.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

A geração de energia elétrica a partir de derivados de petróleo ocorre por meio da queima desses combustíveis em caldeiras, turbinas e motores de combustão interna. Esses sistemas de geração de energia são denominados de Usinas Termelétricas (UTE). Neste contexto a utilização de grupos gerados diesel, que são basicamente um motor de combustão interna acoplado a um motor elétrico, é responsável pela geração de energia elétrica por grande parcela das usinas Termelétricas em operação no país. Uma alternativa para tentar reduzir os custos da produção de energia elétrica oriunda das UTE’s é a adoção de combustíveis de origem vegetal, o biodiesel, entretanto o elevado consumo específico deste combustível reduz a eficiência dos grupos geradores. Uma solução utilizada atualmente para melhorar a eficiência dos motores é a aditivação do “ar” aspirado pelos MCI introduzindo O2 puro na admissão dos motores, essa metodologia busca realizar a combustão mais completa possível com o intuito de reduzir o consumo específico de combustível, aumentar a potência produzida e reduzir os níveis de emissões como: CO, HC e SO2, entretanto a elevação dos níveis de NOx, pelo aumento da temperatura da câmara de combustão, e CO2, pela melhora no processo de combustão. Este trabalho ira injetar O2 no pleno de admissão de grupo gerador diesel de 20 kVA na faixa de 0 a 30% da vazão mássica de O2 consumida pelo motor na rotação de 1800 RPM. A finalidade deste trabalho é conciliar o uso dos óleos vegetais com o enriquecimento de O2 nos motores diesel, monitorando parâmetros como: consumo específico, eficiência global e emissões para checar a viabilidade de sua utilização e os ganhos para a geração de energia nos grupos geradores.

Interno - 1104226 - ERALDO CRUZ DOS SANTOS
Presidente - 326850 - MANOEL FERNANDES MARTINS NOGUEIRA
Externo à Instituição - RICARDO AUGUSTO SEAWRIGHT DE CAMPOS
Notícia cadastrada em: 23/03/2017 11:50