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Banca de DEFESA: MAURO QUARESMA LOBATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURO QUARESMA LOBATO
DATA: 21/12/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório Professor Raimundo Lucier, FEM/UFPA
TÍTULO:

Avaliação da influência da adição de teores de Zr na termorresistividade da liga Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe-0,3%Si, solidificada em molde unidirecional horizontal.


PALAVRAS-CHAVES:

Velocidade de solidificação; Taxa de resfriamento; Macroestrutura. Rejeição de Soluto.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O trabalho apresentado a seguir foi realizado com intuito de estudar e analisar os efeitos da adição dos elementos de Zircônio (teor de 0,15 e 0,22%p) na liga Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe-0,3%Si. Foi utilizado para solidificação um simulador físico, na forma de uma câmara retangular com seis faces (Molde Unidirecional Horizontal) contendo uma única face metálica, capaz de extrair calor de forma mais intensa quando comparada com as outras cinco faces. Com isso, foi possível avaliar o comportamento termofísico das ligas, como velocidade de solidificação e taxa de resfriamento, comportamento macroestrutural, e a rejeição de soluto. Depois de solidificadas, as ligas obtidas foram cortadas utilizando serra de fita, e passaram pelo processo de usinagem para fabricação de amostras com 9,5 mm de diâmetro, que posteriormente passaram por laminação para obtenção de amostras com diâmetro de 3,0 mm. Foi realizado analise macroestrutural das ligas. Nos resultados, foi constatado que a liga com o teor de 0,15%Zr obteve maior velocidade de solidificação e taxa de resfriamento. A maior afinidade metal/molde contribuiu para a menor velocidade de resfriamento e taxa de solidificação para a liga com 0,22%Zr. Na macroestrutura, a liga com o teor de 0,22%Zr apresentou estrutura mais delgada. Comparando as taxas de resfriamento com as macroestruturas, notou-se que menores taxas contribuíram para formação de grãos mais equiaxiais. Nota-se que a taxa de resfriamento exerce uma influência na organização microestrutural tanto do Ferro quanto do Silício nas posições em relação a interface metal/molde. Após a deformação foi observada a fragmentação do constituinte eutético do sistema Al/Fe devido ao processo de deformação. A liga Al-0,15%Zr STT apresenta melhores resultados de condutividade elétrica. A liga que apresenta o maior limite de resistência à tração, é a liga com 0,22%Zr. Após o teste de termorresistividade percebe-se que ambas as ligas apresentaram porcentagens de perdas semelhantes e inferiores a 2,5%. Neste trabalho, ambas as ligas analisadas foram caracterizadas como termorresistentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo à Instituição - FERNANDO DE ALMEIDA GONÇALVES
Externo ao Programa - 327422 - JOSE CARLOS DE ARAUJO CARDOSO FILHO
Presidente - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Notícia cadastrada em: 19/12/2016 16:40
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