Banca de DEFESA: DIMITRI OLIVEIRA E SILVA

DISCENTE: DIMITRI OLIVEIRA E SILVA
DATA: 11/11/2016
LOCAL: Sala 112, PGITEC/UFPA

Metodologia para Produção de Biomassa Torrada Utilizando um Reator Elevador Eletro Vibrante.

Biomassa, Reator elevador eletro vibrante, Metodologia de torrefação.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Os recursos energéticos atualmente utilizados pela sociedade ainda são, em sua maioria, provenientes de fontes de energias não renováveis. A necessidade de suprir a crescente demanda energética, de forma sustentável, incentiva o desenvolvimento de tecnologias que possam diversificar a matriz energética global, para diminuir a dependência das fontes de energia convencionais. Este estudo tem como proposta apresentar uma metodologia para a produção de biomassa torrada, utilizando a tecnologia de um reator elevador eletro vibrante e uma biomassa nativa da região amazônica. Para isto, é apresentada uma metodologia de produção de pó de biomassa torrada, que pode ser utilizado em queima conjunta com outros combustíveis, como o carvão, no intuito de propor uma substituição parcial deste último, com objetivo de reduzir custos e emissões de poluentes. São apresentados os principais conceitos relacionados à biomassa torrada, como a classificação do material quanto à origem da biomassa e quanto ao nível de torra, as características e os benefícios proporcionados pelo processo, como baixa umidade, aumento do poder calorífico e aumento da fragilidade, que melhoram o processo de cominuição do material, a densificação do material e aumento na concentração de carbono. Será apresentado um estudo realizado em um reator construído em escala piloto, onde o aquecimento é realizado através do efeito Joule e a movimentação do material, em seu interior, por vibração. São abordadas, também, as metodologias de avaliação e caracterização do combustível in natura e do combustível torrado. O consumo energético do processo é avaliado e um conceito de eficiência energética do processo é proposto para avaliar a energia demandada para processar o material e a energia final do material torrado. Alguns resultados apontam um crescimento no poder calorífico superior na ordem de 20% para uma temperatura de torra de 300°C, aumento na concentração de carbono e redução na concentração de oxigênio.

Presidente - 1804883 - MARCELO DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 326850 - MANOEL FERNANDES MARTINS NOGUEIRA
Interno - 2128358 - RENE FRANCISCO BOSCHI GONCALVES
Externo ao Programa - 326259 - LUIZ FERREIRA DE FRANCA