Banca de DEFESA: RAPHAEL ALVES OLIVEIRA

DISCENTE: RAPHAEL ALVES OLIVEIRA
DATA: 04/10/2016
LOCAL: Sala 112/PGITEC/UFPA

Determinação da pressão média efetiva indicada de motores diesel.

Motores de Combustão Interna. Motores de Ignição por Compressão. Grupo Gerador Diesel. Pressão Média Efetiva Indicada. Sensor de Pressão Piezoelétrico. Parâmetros Indicativos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Neste trabalho, investigou-se uma maneira de determinar a pressão média efetiva indicada (IMEP) em um grupo gerador diesel monocilíndrico de injeção direta. Com este propósito, um sensor de pressão piezoelétrico foi escolhido e instalado no cabeçote do grupo gerador. As justificativas para a escolha do local de instalação do sensor, bem como os procedimentos para usinagem do cabeçote são explicados detalhadamente. A instalação do sensor de rotação no volante, os cuidados na instalação e o método para determinação do ponto morto superior (PMS) foram explicitados. Foram também discutidas questões acerca de como a instrumentação e as configurações de resolução dos sensores, por exemplo, podem ser configuradas para obter-se uma boa qualidade nos sinais aquisitados. Os experimentos foram feitos com diesel B7 (S-10) e com diesel marítimo A (DMA), com três diferentes cargas de operação do grupo gerador: 60%, 80% e 100%. Os dados de pressão foram coletados e, com as informações do sensor de rotação, originaram o diagrama PxCA (pressure x crank angle). A IMEP foi então obtida através da integração numérica deste diagrama. Aproveitou-se também as capacidades do aparato para determinar as pressões máximas dos ciclos e seus ângulos de ocorrência, as posições de início da combustão bem como suas durações, os atrasos de ignição, as curvas de temperatura no cilindro bem como as temperaturas máximas alcançadas, as quantidades de calor líquido liberado e as taxas de liberação líquida de calor. Foram também determinados, com o auxílio de diferentes equipamentos, os valores de consumo específico de combustível (SFC) e das emissões de CO, CO2, O2, NOx e hidrocarbonetos não-queimados (HC).

Externo à Instituição - AUGUSTO CESAR DE MENDONCA BRASIL
Interno - 1550085 - DANIELLE REGINA DA SILVA GUERRA
Presidente - 326850 - MANOEL FERNANDES MARTINS NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 03/10/2016 11:27