Notícias

Banca de DEFESA: EMERSON RODRIGUES PRAZERES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMERSON RODRIGUES PRAZERES
DATA: 30/08/2016
HORA: 10:00
LOCAL: PGITEC/UFPA, Sala 112
TÍTULO:

Avaliação da modificação da liga base Al – Cu – Fe – Mg por teores de Ni e Ti quanto a caracterização estrutural, elétrica e mecânica, a partir de ligas solidificadas em molde “U”.


PALAVRAS-CHAVES:

Energia elétrica. Solidificação. Liga Al-Ni. Liga Al-Ti. Termorresistividade.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Em virtude da crescente demanda por energia elétrica torna-se necessária a produção de cabos elétricos cada vez mais eficientes para fins de transmissão e distribuição de energia. Nesta realidade foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar a modificação da liga base Al – Cu – Fe – Mg por teores de Ni e Ti quanto a caracterização estrutural, elétrica e mecânica de forma a possibilitar sua aplicabilidade na Transmissão e Distribuição de energia elétrica. O estudo foi realizado partindo de uma base de alumínio de pureza comercial com adição dos teores 0,05% de Cu, 0,40% de Fe e 0,6% de Mg e com a adição de teores de 0,03% de Ni e 0,15% de Ti. A liga foi obtida por solidificação estática direta em coquilha metálica em “U”. Após a obtenção do material como fundido o mesmo passou pelo processo de usinagem para o diâmetro de 18,5 mm e em seguida pelo processo de trabalho a frio até serem obtidos os diâmetros de [4,0; 3,8; 3,0 e 2,7] mm. As ligas foram caracterizadas mecanicamente através de ensaio de tração e de microdureza, eletricamente através do ensaio de resistividade elétrica e estruturalmente através da análise das macroestruturas e microestruturas, além disso, as ligas também foram submetidas ao teste de termorresistividade nas temperaturas de [230 e 280]°C. Como resultado do estudo, observou-se que o níquel melhorou as propriedades elétricas e o titânio foi mais eficiente em relação às características mecânicas da liga. Em relação ao teste de termorresistividade, ambas as ligas se caracterizaram como termorresistentes quando submetidas à temperatura de 230°C.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo ao Programa - 327422 - JOSE CARLOS DE ARAUJO CARDOSO FILHO
Presidente - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Notícia cadastrada em: 29/08/2016 13:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1