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Banca de DEFESA: CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 29/08/2016
HORA: 16:00
LOCAL: PGITEC/UFPA, Sala 112
TÍTULO:

Caracterização Elétrica, Mecânica e Estrutural da liga Al-0,05%Cu-0,40%Fe-0,3%Si Modificada com Teores [0,15-0,22]% Zr Solidificada em Coquilha Metálica.


PALAVRAS-CHAVES:

Ligas de alumínio. Propriedades mecânicas. Propriedades elétricas. Tratamentos térmicos. 


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Com objetivo de obter novos resultados em relação às propriedades mecânicas, elétricas e estruturais de uma liga formada por alumínio (Al) com adição de Ferro (Fe), Cobre (Cu), Silício (Si) e modificada com teores de Zircônio (Zr), foi desenvolvida essa pesquisa objetivando fornecer resultados que demonstrem a evolução do limite de resistência à tração (LRT) e condutividade elétrica (CE), notadamente aspectos termorresistentes. Na aquisição destes dados, as ligas são elaboradas em processo de fundição direta, solidificação horizontal em regime transiente de fluxo de calor, utilizando lingoteira metálica em forma de “U”, tendo como referência o Alumínio com teores de [0,05%]Cu; [0,40]%Fe, [0,30%]Si e [0,15%-0,22%]Zr. A experiência foi elaborada onde inicialmente, foi feita a solidificação do material, para obtenção de perfis sendo posteriormente usinados para o diâmetro de 18 mm e laminados para os diâmetros (4,0; 3,8; 3,0; 2,7mm) considerando a primeira condição: sem tratamento térmico (STT) e com tratamento térmico (CTT) a 150ºC por 02 horas, ocorrendo sequencialmente à caracterização estrutural, elétrica, e mecânica. Foram aplicados métodos metalográficos para a obtenção da macroestrutura. Em seguida, obteve-se a caracterização elétrica que teve como referência, a norma NBR 5118. Os ensaios mecânicos são feitos em uma máquina de tração, onde a mesma é interligada a um sistema de aquisição de dados que fornece o registro gráfico do limite de resistência à tração (LRT). Quanto teor de zircônio [0,22%] utilizado, a liga base nessa condição, se comportou como o esperado, pois se observaram resultados promissores das propriedades de resistência mecânica e condutividade elétrica foram obtidos com a segunda adição de 0,22%[Zr]. O complemento do trabalho será feito com amostras da liga a 0,22%Zr, sem tratamento térmico (STT) e com tratamento térmico (CTT) a 230o C e 280o C por 01 hora, para análise da microestrutura no MEV (Microscópio eletrônico de varredura) para novas medições do limite de resistência à tração (LRT) e condutividade elétrica (CE), além do teste de termoressistividade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2413748 - ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO
Interno - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Presidente - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Externo à Instituição - LAÉRCIO GOUVÊA GOMES
Notícia cadastrada em: 29/08/2016 12:27
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