Banca de DEFESA: FELIPE CAVALCANTI SARAIVA

DISCENTE: FELIPE CAVALCANTI SARAIVA
DATA: 29/09/2016
LOCAL: Auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica/ITEC/UFPA

Modelagem matemática do processo de torrefação realizado em um Torrador Elevador Vibrador Elétrico - TÊVE.

Torrefação. Reator elétrico vibratório TÊVE. Modelagem matemática da torrefação. Planilha de controle do processo de torrefação.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Este trabalho se propôs a realizar a modelagem matemática do processo de torrefação conduzido em um reator de torrefação vibratório eletricamente aquecido (TÊVE) com o objetivo de predizer as variáveis de saída selecionadas pelo usuário, como o tempo de residência e a potência elétrica necessária ao acionamento do reator. A manipulação desses dados foi possível graças a inserção das equações governantes em uma planilha excel, utilizada para controle e predição de variáveis do processo de torrefação – chamada de TÊVE ProMod – na qual o usuário deve escolher entre os modos de operação disponíveis e as variáveis de entrada a serem inseridas. A validação da utilização de tal planilha foi feita através de ensaios experimentais conduzidos no reator, onde foram medidas a temperatura de torrefação, a potência elétrica consumida e o tempo de residência, utilizando a espécie de biomassa Cupiúba (Goupia glabra Aubl.), e temperaturas de torrefação de 220ºC e 250ºC, com tempos de residência diversos. Os resultados mostraram que, de fato, os parâmetros determinados na planilha se aproximam daqueles verificados na realidade, apresentando, em média, cerca de 10% de erro médio relativo. A importância do desenvolvimento de uma planilha como esta é a economia de recursos materiais (e, consequentemente, financeiros) e de tempo que ela gera, já que seus resultados são balizadores para o setup da operação do reator de torrefação.

Presidente - 326850 - MANOEL FERNANDES MARTINS NOGUEIRA
Interno - 2128358 - RENE FRANCISCO BOSCHI GONCALVES
Externo à Instituição - HUMBERTO JORGE JOSÉ
Notícia cadastrada em: 23/08/2016 14:57