Notícias

Banca de DEFESA: FERNANDO JOSÉ LEITE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO JOSÉ LEITE LIMA
DATA: 15/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual: https://meet.google.com/cqq-dqjk-xah
TÍTULO:

Análise de Resistência à Abrasão e Impacto, em Superfícies Revestidas por Soldagem Aplicadas Nosequipamentos Móveis da Mineração.


PALAVRAS-CHAVES:

Revestimento; GET; Arame frio; escavadeira; Processos de Soldagem; Desgaste por Impacto e Abrasão. 


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O revestimento das caçambas de escavadeiras shovel de grande porte e as ferramentas de penetração do solo FPS, mais conhecidas na mineração como GET (Ground Engaging Tools), passaram a receber uma maior atenção pelo impacto cada vez maior nos custos unitários de movimentação que estes passaram a representar, em função do custo de aquisição, mas também os curtos intervalos de trocas destes itens. Esta crescente nos custos, levaram as mineradoras a buscarem no mercado, alternativas de materiais com maior vida útil e menor custo de aquisição, facilidade de troca, resistentes a quebras após perda de massa e acima de tudo com maior confiabilidade para determinação de sua previsibilidade de troca. O custo de aquisição e o tempo de entre trocas dos GETs e revestimento da estrutura da caçamba das escavadeiras de grande porte tornaram-se outro fator preponderante para novas alternativas no mercado. Revestimentos depositados por soldagem, apesar de vir sendo amplamente empregado em diversas áreas na indústria da mineração, pouco se tem visto no campo da pesquisa a utilização dessas técnicas de soldagem na reconstituição de partes das estruturas ou GET sujeitas a desgaste por abrasão e impacto. Os processos de soldagem a arco, gás e metal ou metal inert/active gás (MIG/MAG) ou gas metal arc welding (GMAW) e a arco, gás e metal com adição do arame frio ou gas metal arc welding and cold wire (GMAW-CW) e soldagem a arco submerso submerged arc welding (SAW), têm sido estudados com foco na aplicação de revestimentos resistentes ao desgaste. Para este trabalho, serão comparados os revestimentos depositados por soldagem (RDS) nas razões de arame frio a ser determinada com o revestimento tanto em aço laminado, no lábio da caçamba em aço baixa liga e nos GET, dos equipamentos móveis da mina de Sossego do município de Canaã dos Carajás. Serão utilizadas as técnicas de caracterização de materiais como espectrometria de emissão óptica, microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva de raios X e de propriedades mecânicas como microdureza e o teste de impacto e abrasão compacto (TIAC), que já demonstrou ser uma importante ferramenta para estudos e análises de perda de massa simulando um comportamento similar ao que acontece em escala industrial.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTHIAN RICARDO LOAYZA LOAYZA
Presidente - 2178124 - EDUARDO DE MAGALHAES BRAGA
Externo ao Programa - 1913383 - PAULO CORDEIRO MACHADO
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 11:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2