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Banca de DEFESA: SARA PACHECO LEAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA PACHECO LEAO
DATA: 05/10/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/frv-jjou-jun
TÍTULO:

Análise Experimental da Combustão Utilizando Misturas Ternárias de Etanol-Biodiesel-Diesel em Grupos Geradores a Diesel.


PALAVRAS-CHAVES:

Biocombustível;  Etanol  anidro;  Diesel  comercial  (S-10);  Grupo gerador diesel.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

O aumento dos preços dos combustíveis derivados do petróleo nos últimos anos e os crescentes embargos econômicos  sofrido  em  um  dos  principais  exportadores  de  petróleo  para  o  mundo  devido a diversos fatores inclusive a guerra, que gerou desabastecimentos e prejuízos em países que direta ou indiretamente necessitam desses polos petrolíferos, demonstra cada vez mais a fragilidade   em   depender   de   produtos   e   combustíveis   fósseis.   Em   contrapartida,   os   biocombustíveis,  que  são  produzidos  a  partir  de  matérias-primas  renováveis,  surgem  como  forma  de  substituição  total  ou  parcial  dos  combustíveis  fósseis.  Em máquinas  que  utilizam  motores de combustão interna (MCI) diesel, como grupo geradores e veículos de grande porte, o uso de biodiesel, mistura de diesel com porcentagens de óleos vegetais, é uma realidade para desafogar o consumo de combustível de origem fóssil, diversos estudos comprovam vantagens na  utilização  dessas  misturas,  como  redução  nas  emissões  de  gases  poluentes,  consumo  específico e aumento na eficiência. Outra opção, é a mistura de outros biocombustíveis a essa mistura  binária,  como  por  exemplo  o  álcool,  tendo  como  objetivo  melhorar  ainda  mais  as  propriedades  do  biodiesel  além  de  ajudar  a  impulsionar  o  cenário  socioeconômico  nacional.  Nessa perspectiva, este estudo tem como propósito a investigação dos efeitos na utilização de etanol-biodiesel-diesel em MCI, bem como analisar os parâmetros de combustão e parâmetros energéticos.  Para  este procedimento  técnico  experimental,  foi  utilizado  um  grupo-gerador diesel, monocilíndrico, quatro tempos, a rotação de constante com 79% da carga de operação, e  nele  estando  instalado  sensores  da  AVL  de  pressão  e  rotação  instalados  no  eixo  do  virabrequim e no interior do cilindro, respectivamente para obtenção da curva de pressão, taxa de liberação de calor e temperatura no interior do cilindro. O grupo gerador foi instrumentado com diversos outros sensores, dentre eles de temperaturas, vazão mássica de ar, assim como uma balança de precisão para verificar a vazão mássica de combustível consumida pelo motor durante os ensaios. Os combustíveis utilizados foram diesel comercial S10 e misturas com 1%, 2%  e  3%  de  etanol  anidro  ao  diesel,  além  da  pressão  de  injeção  alterada  para  uma  mistura  apenas. Os resultados obtidos durante os testes mostraram que em aproximadamente 79% da carga, houve uma diminuição na eficiência e aumento no consumo específico de combustível, além de uma elevação no atraso de ignição, aumento na duração da combustão, diminuição da pressão e taxa de liberação de calor conforme o aumento na porcentagem de etanol.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1550085 - DANIELLE REGINA DA SILVA GUERRA
Externo ao Programa - 2998820 - HENDRICK MAXIL ZARATE ROCHA
Presidente - 326850 - MANOEL FERNANDES MARTINS NOGUEIRA
Externo à Instituição - ROBSON LEAL DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/09/2022 13:28
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