Notícias

Banca de DEFESA: CAMILA YURI NEGRÃO KONNO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA YURI NEGRÃO KONNO
DATA: 17/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Engenharia Mecânica/UFPA
TÍTULO:

Caracterização da liga monotética Al-1,2%Pb solidificada em regime transitório: propriedades microestruturais, microdureza e usinabilidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Liga Monotéticas, Liga Al-1,2%Pb, Solidificação Direcional Horizontal, Fluxo de Calor Transitório, Macroestrutura, Microestrutura, Propriedades.


PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

As ligas monotéticas binárias, de maneira geral, são caracterizadas pela solubilidade mutualmente limitada no estado líquido, o que confere a elas um comportamento tribológico beneficiado, favorecendo a aplicação das mesmas em componentes automotivos, os quais exigem certa resistência ao desgaste. As morfologias geradas pela reação monotética tem sido alvo de muitos estudos com a finalidade de melhor compreendê-las. Pesquisas consistentes em relação ao desenvolvimento microestrutural de ligas monotéticas durante condições de fluxo de calor transitório são de fundamental importância, uma vez que esse tipo de fluxo de calor engloba a maioria dos processos industriais de solidificação. Alguns trabalhos assumem que a evolução do espaçamento interfásico (λ) nas ligas monotéticas, ou obedece à clássica relação utilizada para eutéticos ou ainda a relação de crescimento dendrítico, porém, Braga (2014) propôs uma lei específica para crescimento de monotéticos em função da posição a partir da interface metal/molde, λ = k. (P)0,5, e outra em função da velocidade, λ = k. (v)-2,1. Outrossim, a correlação entre parâmetros microestruturais e propriedades mecânicas vem sendo estudada com mais afinco nos últimos anos. Porém, este tema, para ligas monotéticas, são pouco exploradas e praticamente nulas. Neste contexto, o presente estudo consiste em investigar e correlacionar variáveis térmicas de solidificação e parâmetros estruturais com propriedades mecânicas (microdureza) e usinabilidade (temperatura de corte) da liga Al-1,2%Pb, solidificada em regime transitório em um dispositivo direcional horizontal, comparando leis experimentais de crescimento obtidas neste trabalho com os resultados obtidos por Silva, (2011) para a mesma liga monotética solidificada verticalmente, nos sentidos ascendente e descendente, em regime transiente. Evidenciaram-se a influência do efeito gravitacional nas taxas de resfriamento e nas estruturas obtidas para os casos ascendente, descendente e horizontal, que também se projetou nas leis de crescimento. As leis de crescimento propostas por Braga (2014), também se mostraram aplicáveis. Para os resultados de microdureza, foi verificada a validade da equação de Hall e Petch para este caso específico, além de ter sido gerada uma lei experimental, do tipo potência, correlacionando HV com λ. Com relação à temperatura de corte, foram observadas oscilações nos valores de temperatura de corte de acordo com a estrutura bruta de fusão observada em cada sangramento ao longo da amostra.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 326577 - ANTONIO LUCIANO SEABRA MOREIRA
Interno - 326391 - JOSE MARIA DO VALE QUARESMA
Presidente - 2877989 - MARIA ADRINA PAIXAO DE SOUZA DA SILVA
Externo à Instituição - OTAVIO FERNANDES LIMA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 14/08/2015 11:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1