Notícias

Banca de DEFESA: DAVID RODRIGUES BRABO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID RODRIGUES BRABO
DATA: 08/07/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/xym-mmoh-pyw
TÍTULO:

Produção e Caracterização de Madeira Plástica Proveniente de Polímero Reciclado e Tegumento Lenhoso da Castanha do Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

madeira plástica; polipropileno; castanha do Pará e compósito.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Grande volume dos materiais descartados em lixões são a base de polímeros sintéticos e naturais, esses materiais por sua vez, apresentam um tempo de degradação relativamente longo, causando sérios problemas em detrimento do acumulo. Este trabalho apresenta a elaboração de um compósito do tipo madeira plástica proveniente de polipropileno reciclado (PP) preenchido com carga vegetal oriunda do tegumento lenhoso de castanha do Pará (CDP). O polímero foi usado como matriz com teores de 10, 20 e 30% em massa de carga de CDP. Os difratogramas de Raio-x indicaram que a adição de CDP pode atuar como agente nucleante da fase beta. A Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier - FTIR sugere ação de interação dos componentes em função do aumento de carga na matriz. A adição de CDP não altera significativamente o módulo e a resistência sob flexão, entretanto diminui a resistência ao impacto em decorrência da morfologia complexa da carga. Por fratografia em microscopia eletrônica de varredura foi possível observar aumento de regiões de vazios em diferentes teores, corroborando os resultados de resistência ao impacto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153046 - CARMEN GILDA BARROSO TAVARES DIAS
Externo à Instituição - CRISTINE BASTOS DO AMARANTE
Interno - 2877989 - MARIA ADRINA PAIXAO DE SOUZA DA SILVA
Externo à Instituição - MAXIMILIANO JESUS MORENO ZAPATA
Notícia cadastrada em: 06/07/2022 14:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1