Notícias

Banca de DEFESA: ALEXANDRE DE SOUZA BRASIL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE DE SOUZA BRASIL
DATA: 24/02/2022
HORA: 14:30
LOCAL: LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO
TÍTULO:

ADEQUAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO DA UFPA - LEAT AOS REQUISITOS GERAIS PARA A COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO DA NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025

 


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema de Gestão da Qualidade; Calibração; ABNT NBR ISO/IEC 17025; Acreditação; Laboratórios; Alta Tensão; Ensaios.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Instalações Elétricas e Industriais
RESUMO:

Fenômenos que desequilibrem o sistema elétrico de potência ocorrem constantemente, o que gera a necessidade de estudá-los com o objetivo de permitir o desenvolvimento de redes e equipamentos elétricos que se comportem de forma mais confiável e robusta diante de tais distúrbios. Estes estudos são, em geral, realizados em laboratórios especializados de Alta Tensão e Alta Potência. No decorrer dos anos, o mercado passou a demandar que estes estudos também fornecessem resultados que cumprissem padrões de qualidade certificados por órgãos oficiais. Nesse sentido, esta dissertação objetiva propor a adequação necessária do Laboratório de Ensaios em Alta e Extra Alta Tensão da Universidade Federal do Pará aos requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração definidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, com foco no desenvolvimento e implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade; criação de procedimentos operacionais e diretrizes de segurança; estabelecimento de um programa de calibração para os equipamentos do laboratório; e identificação das motivações, vantagens e impactos relacionados a implementação dos requisitos da referida norma, bem como as dificuldades e soluções encontradas. Para isso, primeiramente foi realizado um levantamento literário que buscou conhecer o panorama nacional de instituições de ensino superior com laboratórios acreditados sob a referida norma. Em seguida, iniciou-se o processo de implementação dos requisitos da norma, o qual se baseou na metodologia adaptada de Grochau (2011). Por fim, a experiência vivenciada permitiu observar que a adequação aos requisitos da norma em laboratórios vinculados a instituições públicas, apesar de complexa em um primeiro momento, é plenamente capaz de proporcionar diversos benefícios e vantagens, desde que sejam respeitadas as peculiaridades deste tipo de instituição como: burocracia; limitação de recursos; capacitação do pessoal envolvido e; conciliação das atividades de pesquisa e ensino com a prestação de serviço.

 

Artigos Publicados:

BRASIL, A, S; BRASIL, F, S; MANITO, A, R, A; NUNES, M. V. A. Processo de Acreditação de um Laboratório de Ensaios em Alta Tensão conforme a ABNT NBR ISO/IEC 17025: Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e Calibração de Equipamentos. In: VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos 2020 (SBSE 2020). Santo André – SP.

 

BRASIL, A, S; BRASIL, F, S; MANITO, A, R, A; NUNES, M. V. A. Gestão de Segurança em Alta Tensão – Adequação à NR 10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade do Laboratório de Ensaios em Alta Tensão da UFPA. ISO/IEC 17025: Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e Calibração de Equipamentos. InVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos 2020 (SBSE 2020). Santo André – SP.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Externo ao Programa - 1111830 - ALLAN RODRIGO ARRIFANO MANITO
Notícia cadastrada em: 17/01/2022 09:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2