Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHAN MUNOZ TABORA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAN MUNOZ TABORA
DATA: 25/06/2021
HORA: 09:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

VOLTAGE UNBALANCE AND HARMONICS IMPACTS ON IE2, IE3 & IE4 CLASS INDUCTION MOTORS


PALAVRAS-CHAVES:

Economia de energia, Motores de alta eficiência, Harmônicos de tensão, Desequilíbrio de tensão, Classes de eficiência, Motor de ímã permanentes e gaiola de esquilo, Modelos de temperatura, Matrizes de Correlação de Spearman. 


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:
O Brasil iniciou um processo de transição energética por meio de motores elétricos mais eficientes. A nova legislação que determina a classe IE3 como o nível mínimo de eficiência em motores elétricos comerciais tornou-se válida em agosto de 2019. Atualmente, quatro classes de motores de indução são definidas pela IEC 60034-30-1, sendo a classe IE4 a mais eficiente, da mesma forma, propostas para atingir a classe ultra-premium (IE5) estão disponíveis comercialmente. Considerando as novas tecnologias presentes, é necessário conhecer o impacto dos distúrbios dos sistemas de energia em IMs em vista de futuras substituições. Este artigo apresenta uma análise detalhada do impacto de tensões harmônicas e diferentes porcentagens de desequilíbrios com sub e sobretensão na temperatura e desempenho de motores elétricos de indução classes IE2, IE3 e IE4. Os resultados mostram que em condições ideais de operação o motor de ímãs permanentes classe IE4 apresenta melhor desempenho em termos de consumo e temperatura, porém apresentando características não lineares. Na presença de harmônicos de tensão, este cenário muda completamente de acordo com o conteúdo dos harmônicos. O motor LSPMM também apresenta menor dependência da variação de tensão, principalmente com desequilíbrio e subtensão. Uma análise de como esse fenômeno impacta nas distorções harmônicas totais atuais na operação dos motores de indução também é desenvolvida através das matrizes de correlação de Spearman. Por fim, são apresentados modelos que representam o aumento da temperatura de cada motor com harmônicos de tensão e também com diferentes condições de desequilíbrio de tensão.
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS APARECIDO FERREIRA
Externo ao Programa - 326263 - EDSON ORTIZ DE MATOS
Externo à Instituição - FERNANDO JOSÉ TEIXEIRA ESTÊVÃO FERREIRA
Presidente - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Externo à Instituição - THIAGO MOTA SOARES
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 22/06/2021 12:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2