Notícias

Banca de DEFESA: PEDRO BARBOSA DE SOUSA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO BARBOSA DE SOUSA FILHO
DATA: 30/06/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

DETECÇÃO DE POTENCIAIS FOCOS DE REPRODUÇÃO DE MOSQUITOS DO GÊNERO AEDES: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CANAÃ DOS CARAJAS - PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Detecção de objetos; Redes Neurais Convolucionais; YoloV4; Drone; Dengue; Aedes.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Este trabalho aborda o problema de detecção de potenciais focos de reprodução de mosquitos do gênero Aedes em áreas urbanas, através do uso de técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina, em um estudo de caso da cidade de Canaã dos Carajás, no estado do Pará. Nesse contexto, propõe-se a utilização de um conjunto de imagens aéreas, adquiridos através de drone, que possuem diversos objetos em múltiplos cenários: diferentes localizações, altitudes e disposições dos objetos rotulados. As imagens foram manualmente anotadas e os objetos separados em duas grandes classes, Água e lixo, com o objetivo de compor o dataset de treinamento para o desenvolvimento de um detector automático de objetos baseado na arquitetura Yolov4. Osresultados apresentados em testesrealizados com imagens de áreas urbanas da cidade de Canaã dos Carajás, mostraram-se satisfatórios e indicam que o modelo apresentado funciona como uma solução eficiente para auxiliar na identificação e detecção de potenciais focos de reprodução de mosquitos em imagens aéreas.  

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO
Interno - 1769974 - MARCELINO SILVA DA SILVA
Externo ao Programa - 3220901 - ANA CAROLINA QUINTAO SIRAVENHA
Notícia cadastrada em: 25/05/2021 20:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1