Banca de DEFESA: RAMZ LUIZ FRAIHA LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMZ LUIZ FRAIHA LOPES
DATA: 07/02/2020
LOCAL: Auditório do Instituto te Tecnologia - ITEC

ABORDAGEM MULTIOBJETIVO EM AMBIENTES OUTDOOR PARA POSICIONAMENTO ÓTIMO DE ESTAÇÕES RÁDIO BASE DO SERVIÇO MÓVEL CELULAR

Modelos de Rádio Propagação Empíricos; Modelos de Conhecimento Discreto; Classificador KNN; Otimização Multiobjetivo; Posicionamento de ERB;

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações

Este trabalho apresenta uma ferramenta multiobjectivo para o planejamento de serviços de telecomunicações. Esta ferramenta faz uso de uma modelagem de rádio propagação discreta baseada no classificador “K-vizinhos mais próximos” (K-Nearest Neighborhoods – KNN). O modelo leva em consideração atributos diferentes do ambiente considerado no cálculo da perda de propagação. No caso desta tese, o estudo foi realizado nas dependências da Universidade Federal do Pará, representando um ambiente tipicamente amazônico. Para a concepção do modelo, campanhas de medição foram realizadas em três diferentes frequências: 521MHz, 2100 MHz, e 2600 MHz. O estudo do desvanecimento do sinal nessas frequências foi realizado objetivando a generalização de frequências possíveis para inclusão no modelo. Testes para as frequências de 700 MHz, 1800 MHz e 2400 MHz foram realizados para mostrar a adequação do polinômio obtido na generalização das frequências. O modelo foi aplicado em dois cenários para otimização do posicionamento das estações rádio base (ERB) em estudo. Para o cálculo do posicionamento ótimo das ERBs adotou-se um critério de importância de cada ponto do cenário considerado, baseado na classificação a priori do ambiente estudado. O modelo proposto foi aplicado em dois cenários, ilustrando os resultados através de um mapa de cor da potência recebida em cada ponto. Em comparação com dados de potência recebida nas campanhas de medições executadas na região, as estimativas de cobertura obtidas com a ferramenta proposta apresentam resultados significativamente melhores, ilustrando um cenário futuro com um serviço mais eficiente no território estudado.

Externo ao Programa - 2884587 - BRUNO SOUZA LYRA CASTRO
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Presidente - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE
Interno - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO