Controle MIMO de variância mínima no espaço de estado aplicado ao projeto de pilotos automáticos para veículo aéreo não tripulado.
Controle GMVSS, controle MIMO, VANT, controle distribuído, AR.Drone.
Esta proposta de tese apresenta uma versão aprimorada do controlador de variância mı́nima generalizado no espaço de estado, GMVSS, com o intuito de ser aplicada ao piloto automático do veı́culo aéreo não tripulado, VANT, AR.Drone 2.0 da Parrot. O escopo da técnica de controle proposta se restringe aos sistemas discretos lineares invariantes no tempo com atraso de transporte e com Múltiplas-Entradas e Múltiplas-Saı́das (MIMO). Os testes foram desenvolvidos em um ambiente de controle distribuı́do, onde o controlador envia os comandos para o VANT por meio de uma rede de comunicação Wi-Fi, via protocolo UDP. Com esta configuração para o ambiente de testes, foram exploradas as caracterı́sticas preditivas e estocásticas do MIMO-GMVSS proposto. A caracterı́stica preditiva forneceu melhoria para o tratamento do atraso de transporte existente devido a comunicação Wi-Fi. A caracterı́stica estocástica permitiu melhoria na atuação do controlador com respeito aos sinais de comandos enviados ao VANT, uma vez que os efeitos do ruı́do de natureza estocástica são atenuados com a técnica GMVSS. A melhoria observada se dá em relação ao regulador linear quadrático Gaussiano (LQG), o qual foi projetado para realizar os mesmo testes.