Notícias

Banca de DEFESA: VICTOR HENRIQUE RODRIGUES CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR HENRIQUE RODRIGUES CARDOSO
DATA: 02/09/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reunião do ITEC
TÍTULO:

Sensor Óptico de Curvatura Baseado em Técnica de Descasamento de Diâmetro de Núcleo Aplicado para Medição de Escoamento


PALAVRAS-CHAVES:

Sensor Óptica de curvatura, Sensor Óptico de escoamento, SMSMS, Técnica de descasamento de diâmetro de Núcleo.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Sistemas deTelecomunicações
RESUMO:

Recentes avanços e reduções de custos em dispositivos ópticos impulsionaram um grande interesse em sensores baseados em fibra óptica aplicados para medir parâmetros físicos e mecânicos. Diversas pesquisas demonstraram as grandes vantagens dos sensores ópticos como baixo custo, compatibilidade, imunidade à interferência eletromagnética, aplicabilidade e sua versatilidade como sensores de temperatura, vibração, campo magnético, curvatura, entre outros em comparação aos sensores convencionais. A ampla versatilidade dos sensores ópticos permite a medição da curvatura com grande aplicabilidade como sensor de fluxo de fluídos e monitoramento de Monitoramento Estutural da Saúde (SHM - Structural Health Monitoring). Nestes casos, o sensor de medição em tempo real é crucial para a quantificação de dados estruturais, a fim de fornecer a confiabilidade dos resultados.

Esta Dissertação tem como objetivo o estudo da propagação de potência óptica na estrutura baseada em técnica de descasamento de diâmetro de núcleo, Monomodo-Multimodo-Monomodo-Multimodo-Monomodo (SMSMS _ Singlemode-Multimode-Singlemode-Multimode-Singlemode) com curvatura visando aplicação como alternativa de baixo custo, fácil fabricação e aceitável sensibilidade para medição de escoamento em tubulações. As duas seções multimodo presentes no sensor atual como acoplador e reacoplador de modos de núcleo de casca, e a seção monomodo ao meio age como elemento de sensoriamento. A estrutura foi analisada por meio de medidas experimentais e simulações numéricas. Foram feitas análises experimentais para medição de curvatura e para medição de escoamento. Em ambas o sensor  gera padrões de interferência quando é curvado. A modelagem numérica foi feita utilizando o método de propagação de feixe por diferenças finitas por meio do uso do software BeamProp 9.0 da empresa RSoft TM. Resultados demonstram que aplicabilidade como sensores de curvatura e medição de escoamento é viável.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CINDY STELLA FERNANDES
Presidente - 2153181 - JOAO CRISOSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA
Externo ao Programa - 1804883 - MARCELO DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 2346019 - MARCOS BENEDITO CALDAS COSTA
Externo à Instituição - MARIA THEREZA MIRANDA ROCCO GIRALDI
Notícia cadastrada em: 28/08/2019 16:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1