AVALIAÇÃO OPERACIONAL E ECONÔMICA DO IMPACTO DA INSERÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM SISTEMAS ISOLADOS ATENDIDOS POR USINAS TÉRMICAS
energia solar, energia eólica, sistema, Sistemas isolados
Os Sistemas Isolados são predominantemente abastecidos por usinas térmicas movidas a óleo diesel e óleo combustível - embora também abriguem Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e termelétricas movidas a biomassa. Estão localizados principalmente na região Norte: nos Estados de Amazonas, Roraima, Acre, Amapá e Rondônia. São assim denominados por não estarem interligados ao SIN e por não permitirem o intercâmbio de energia elétrica com outras regiões, em função das peculiaridades geográficas da região em que estão isoladas. Segundo dados da Eletrobrás, eles atendem a uma área de 45% do território brasileiro e a cerca de 3% da população nacional - aproximadamente 1,3 milhão de consumidores espalhados por 380 localidades.
A geração distribuída é uma alternativa complementar à geração centralizada de energia elétrica. Sendo caracterizada pela implantação de sistemas de geração de energia elétrica através de geradores de pequeno porte, que utilizem fontes renováveis e estejam localizados próximos aos pontos de consumo (sistemas fotovoltaicos, eólicos pequenas centrais hidroelétricas, etc.). Através disto, as perdas com grandes linhas de transmissão são minimizadas, podendo assim reduzir a necessidade de grandes investimentos em hidrelétricas e termelétricas.
A geração fotovoltaica de energia elétrica tem um grande potencial no Brasil, sendo vantajoso a utilização de energia solar fotovoltaica tanto para usinas de grande porte centralizadas e instaladas em solo, como para a geração fotovoltaica distribuída integrada em telhados e coberturas de edificações. Este trabalho defende a tese de que é possível a inserção de geração distribuída, através de energia solar fotovoltaica, em sistemas isolados sem alterar significativamente o consumo específico e nem comprometer a qualidade da operação do sistema.