Notícias

Banca de DEFESA: MURILLO AUGUSTO DE MELO CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MURILLO AUGUSTO DE MELO CORDEIRO
DATA: 11/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CEAMAZON
TÍTULO:

Impacto de Geradores Conectados via Inversores na Coordenação da Proteção em Redes de Distribuição de Energia Elétrica


PALAVRAS-CHAVES:

Gerador Conectado via Inversor, Gerador Fotovoltaico, Proteção de Sistemas de Distribuição, Coordenação Religador-Fusível.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
RESUMO:

Apesar de suas vantagens indiscutíveis, a geração distribuída (GD) pode afetar negativamente alguns aspectos da operação do sistema elétrico de potência, especialmente um ponto pouco explorado: a proteção das redes de distribuição de energia elétrica e sua interação com os sistemas de geração de energia baseada em inversores. Nesta dissertação, o impacto da GD conectada via inversor na coordenação religador-fusível de esquemas de proteção em redes de distribuição é minuciosamente estudado. As simulações são realizadas por meio do software DigSilent PowerFactory através de curtos-circuitos monofásicos e trifásicos considerando diferentes localizações de faltas e da GD, níveis de penetração e de operação, e outros aspectos que influem na descoordenação da proteção em um sistema de distribuição teste real do IEEE de 34 barras. A contribuição à corrente de curto-circuito de geradores baseados em inversores é também investigada por meio de simulações no modelo de transitórios eletromagnéticos do software. Os resultados mostraram que a elevada penetração da GD conectada via inversores aumenta a corrente de curto-circuito que passa pelo fusível e o faz operar mais rapidamente do que o religador em uma condição de falta, levando à perda de coordenação religador-fusível. É feita uma discussão geral dos resultados, identificando os eventuais cuidados adicionais que devem ser considerados a fim de manter a coordenação e seletividade entre as proteções de um sistema de distribuição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548213 - JOAO PAULO ABREU VIEIRA
Interno - 1701976 - WILSON NEGRAO MACEDO
Externo ao Programa - 325397 - EDUARDO TANNUS TUMA
Notícia cadastrada em: 31/07/2017 13:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2