Banca de DEFESA: MARIA ELIANE SOBRINHO

DISCENTE: MARIA ELIANE SOBRINHO
DATA: 20/01/2017
LOCAL: Mini-Auditório do Campus II

Game Serra Pelada: Projeto, Implementação e Avaliação de um Jogo Educativo para o Ensino de Geometria para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental

Jogos Educacionais, ensino/aprendizagem, ensino da matemarica.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Este trabalho apresenta a implementação e avaliação de um jogo de plataforma educativo, a proposta do projeto é
utilizar os conceitos de geometria utilizando a Matriz de Referência de Matemática da 9º ano do ensino Fundamental: com o tema I; Espaço e forma. Tendo como cenário do jogo o garimpo de Serra Pelada, no enredo o personagem principal é um garimpeiro que luta com garimpeiros inimigos que tentarão impedi-lo de conseguir completar seus objetivos. O jogo serra pelada ao mesmo tempo em que ensina conceitos geométricos é divertido, o que o distingue se comparado com a grande maioria dos jogos educativos de matemática que carecem de ludicidade. Para verificar a aplicabilidade do jogo como ferramenta auxiliar no ensino de matemática, foram realizados os testes com alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Marabá-Pa. O jogo foi bem aceito pelos estudantes e a avaliação comprovou que o software pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da geometria.

Interno - 3439716 - DIEGO LISBOA CARDOSO
Presidente - 326654 - MANOEL RIBEIRO FILHO
Externo à Instituição - NARCISO DAS NEVES SOARES
Notícia cadastrada em: 13/12/2016 09:59