Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA CRISTINA FEIJO LINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA CRISTINA FEIJO LINS
DATA: 19/12/2016
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

Controle de Congestionamento para Redes ICN

ICN, Controle de congestionamento, 5G, NDN.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações

Com a promessa de impactar positivamente a implantação de redes 5G, redes centradas em informação ou ICN consideram um conteúdo, ou um nome, como o núcleo da pilha de protocolo da Internet, substituindo o campo do IP (Internet Protocol). Removendo a conexão entre informação e dispositivo ou servidor (mantida pela arquitetura IP desde seu surgimento), a distribuição de conteúdo utilizando ICN pode ser realizada de uma forma bem mais eficiente. Por outro lado, remover o IP da pilha de protocolos leva a outras consequências, sendo uma delas a falta de uma funcionabilidade que realize o controle de congestionamento realizado pelo protocolo TCP na arquitetura IP. O controle de congestionamento em redes ICN ainda é considerado uma questão em aberto pela entidade atualmente incubida de sua padronização (ICNRG, grupo de estudos do IETF dedicado a ICN). Algumas soluções para controle de congestionamento atualmente sendo desenvolvidas consideram algoritmos baseados em rotas, onde a funcionabilidade deve ser configurada em cada dispositivo intermediário da rede, como por exemplo nos roteadores. Outras soluçõs são baseadasem "janelas de congestionamento" e se assemelham ao sistema utilizando no TCP, onde uma janela de requisição de conteúdos implementada  apenas no usuário aumenta ou diminui de tamanho, definindo a taxa de transmissão de informação . investigando o estado arte dos algoritmos para controle de congestionamento, este trabalho propõe um setup para avaliação de técnicas utilizadas abordando as principais ferramentas para redes ICN e enumera os aspectos mais relevantes que devem ser levados em consideração em propostas para controle de congestionamento em ICN.

Presidente - 1176325 - ALDEBARO BARRETO DA ROCHA KLAUTAU JUNIOR
Externo ao Programa - 2153544 - ANTONIO JORGE GOMES ABELEM
Externo à Instituição - CHRISTIAN RODOLFO ESTEVE ROTHENBERG
Interno - 1700540 - EDUARDO COELHO CERQUEIRA