Notícias

Banca de DEFESA: FLAVIO HERNAN FIGUEIREDO NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO HERNAN FIGUEIREDO NUNES
DATA: 05/08/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 02 do PGITEC
TÍTULO:

Desenvolvimento e Implementação de um Sistema de Monitoramento de Integridade Estrutural baseado em Rede de Sensores.


PALAVRAS-CHAVES:

Redes de Sensores; Extensômetros Elétricos; Pontes de Wheatstone; Monitoramento de estruturas; Instrumentação Eletrônica; Sistema de Aquisição; Barramento CAN.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de um sistema para monitoramento de integridade estrutural, empregando rede de sensores.

O projeto do nó sensor permite que seja configurável, ao ponto de aceitar diversos tipos de sensores, tais como extensômetro, acelerômetro, sensor de temperatura, sensor de humidade, também foi previsto o uso das tecnologias de comunicação com e sem fio. Ao contrário dos sistemas convencionais que são centralizados empregando longos cabos, o uso de uma rede de sensores e uma abordagem descentralizada, permitindo que os sensores fiquem mais próximos do circuito condicionador, isso traz alguns benefícios, como a redução do comprimento dos cabos dos sensores, diminuição da captação de ruído eletromagnético e a diminuição da impedância dos cabos, melhorando a resposta dos sinais gerado pelos sensores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1176325 - ALDEBARO BARRETO DA ROCHA KLAUTAU JUNIOR
Externo ao Programa - 2894435 - ADALBERY RODRIGUES CASTRO
Externo ao Programa - 1153158 - REMO MAGALHAES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 12/07/2016 11:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2