Notícias

Banca de DEFESA: RONEDO DE SA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONEDO DE SA FERREIRA
DATA: 10/03/2014
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UFPA-ITEC
TÍTULO: AMAZON SOCIAL DTN: IBR-DTN COM BLUETOOTH PARA INCLUSÃO DIGITAL NA AMAZÔNIA
PALAVRAS-CHAVES: Camadas de convergência, DTN, Bluetooth, Bundle, Compressão de dados, vídeo, áudio, mensagens de texto e Comunidades ribeirinhas.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo discorrer sobre a maneira como as pessoas acessam informações, ressaltando que apesar da evolução tecnológica, ainda existem pessoas, grupos sociais que são excluídos, estando à margem do contexto social por não terem acesso à informação, devido à sua localização geográfica, por exemplo: as comunidades ribeirinhas da região Amazônica. Esta dissertação tem por base um trabalho que propõe uma extensão para a arquitetura IBR-DTN de forma que permita a divulgação de informações, incluindo vídeos educacionais curtos e áudio livros, nas comunidades em apreço. Com o objetivo de facilitar a troca de informações de curto alcance foi desenvolvido uma camada de convergência Bluetooth para arquitetura IBR-DTN e para facilitar a troca de dados em contatos oportunistas de curta duração entre os nós DTNs, foi agregado um mecanismo para compreensão do Bundle. Foram efetuados experimentos em um testbed de pequena escala e em um simulador onde através da extrapolação de valores para uma escala maior, podemos avaliar a eficiência da solução AmazonSocialDTN em contatos oportunistas para a troca de uma maior quantidade de dados e desta forma as pessoas em comunidades ribeirinhas possam receber conteúdo relacionado a serviços de inclusão digital.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1258512 - AGOSTINHO LUIZ DA SILVA CASTRO
Externo à Instituição - AUGUSTO JOSE VENANCIO NETO
Presidente - 1700540 - EDUARDO COELHO CERQUEIRA
Notícia cadastrada em: 10/03/2014 10:09
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1