Notícias

Banca de DEFESA: BRUNO NAZARENO PRAZERES DE MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO NAZARENO PRAZERES DE MIRANDA
DATA: 26/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM
TÍTULO:

Estimação do Local de Inscidência da Descarga Atmosférica utilizando o Método Toa e Tempos Artificiais de Detecção dos Sensores.


PALAVRAS-CHAVES:

Descargas atmosféricas, TOA, Localização, Sensores, Algoritmos, Hipérbole, Raio.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Ao longo dos anos, os relâmpagos constituíram o ponto centyral das pesquisas de diversas comunidades científicas e tecnológicas em todo mundo, sem dúvida pela sua natureza agressiva e devastadora, mas principalmente pelos prejuízos causados no setor elétrico, logo é necessário esclarecer, o que é e para que serve um Sistema de Localização de Tempestades (SLT). Este trabalho propõe demonstrar o funcionamento de um algoritmo utilizado em SLT que serve para localizar, em termos geográficos, descargas atmosféricas, utilizando os tempos de chegada dos sinais eletromagnéticos  nos elementos de sensores. Para elaboração deste trabalho foi utilizado o formato de dados gerados por sensores LPATS IV pertecentes a (REDE DO SIPAM) e estes dados foram gerados de forma artificial para a utilização no algoritmo. Esta localização será baseada em uma sequ~encia finitas de regras que utilizará como ferramenta, a interseção de futuras hipérboles, resultantes da diferença dos tempos de chegada em cada sensor. O algoritmo é capaz de identificar o local de incidência da descarga atmosférica utilizando um simples sistema de três sensores capazes de formar hipérboles. Cada par de sensores define duas hipérboles formando ao todo seis hipérboles, pois cada hipérbole tem uma parte positiva e uma parte negativa, desta forma haverá duas interseções de três hipérboles. para análise do resultado é considerado o ponto de cruzamento mais próximo ao sensor que identificou a perturbação com menor tempo. Um estudo sobre a eletrecidade atmosférica, tipos de raios, emissão de ondas eletromagnéticas durante tempestades, tipos de sensores eletromagnéticos e redes de detecção de raios deram subsídio para o projeto do algoritimo desenvolvido.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 325960 - BRIGIDA RAMATI PEREIRA DA ROCHA
Interno - 2153010 - CARLOS TAVARES DA COSTA JUNIOR
Externo à Instituição - JOSE ALBERTO SILVA DE SA
Externo ao Programa - 327128 - VALQUIRIA GUSMAO MACEDO
Notícia cadastrada em: 12/02/2016 11:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1