Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO SANTANA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO SANTANA DE ALBUQUERQUE
DATA: 17/05/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAMAZON E PLATAFORMA GOOGLE MEET

USO DE RECURSOS ENERGÉTICOS DISTRIBUÍDOS INTEGRADOS COM A REDE ELÉTRICA: ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE MOBILIDADE ELÉTRICA NA AMAZÔNIA

Geração Distribuída. Gestão Energética. Flexibilidade de Geração. Mobilidade Elétrica. Sistema Fotovoltaico.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Este trabalho propõe um estudo e avaliação do uso de recursos energéticos distribuídos integrados com a rede elétrica na Região Amazônica. Para isto, foi utilizado como objeto de estudo o projeto de mobilidade elétrica implantado na Universidade Federal do Pará (UFPA), constituído por sistemas de geração de energia renovável, sistema de armazenamento, veículos elétricos terrestres, veículo elétrico aquático e a carga de uma edificação pública educacional. O estudo fará um resgate dos históricos de dados elétricos de cada um desses sistemas do projeto, avaliando-os em diferentes cenários sob a influência de características locais da Região Amazônica, como a influência dos fatores meteorológicos locais no abastecimento energético do projeto, as características de eficiência energética do barco elétrico operando nos rios da região, as características de eficiência energética dos ônibus operando em rodovias e dentro do campus universitário, impacto da tarifa de energia na geração e consumo da energia que abastece o sistema, as variações de cargas da edificação e outros. Já é de conhecimento desse estudo alguns impactos causados por características locais, com a influência do inverno amazônico na redução da geração de energia pelos sistemas fotovoltaicos, entretanto esse período é coincidente com feriados de Carnaval, Sexta-Feira Santa e outros, que podem causar uma redução na demanda energética mensal dos veículos elétricos terrestre e aquáticos, além disso, a temperatura ambiente desse período pode ser um fator de influência na demanda energética de prédios. A análise desses e outros cenários dão sustentação a este trabalho, a fim de entender seus impactos e auxiliar na busca de um projeto de mobilidade energeticamente autossuficiente. Para a gestão energética do projeto foram desenvolvidos programas que monitoram e entregam parâmetros de desempenho energético geral do projeto e de cada um dos sistemas citados anteriormente, formando uma base de dados que pode servir de modelo para direcionar a implantação de outros projetos de mobilidade elétrica pela Amazônia.

Presidente - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Interno - 1834774 - WELLINGTON DA SILVA FONSECA
Externo ao Programa - 326263 - EDSON ORTIZ DE MATOS