Notícias

Banca de DEFESA: ANDRE MELO DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE MELO DE MORAIS
DATA: 28/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: LEAT/UFPA
TÍTULO:

Mitigação da Tensão Induzida nos Isoladores com a Instalação de Para-raios de Baixa Tensão em Paralelo

 

Artigo Publicado em Periódico Qualis A2-Energies:

DE MORAIS, ANDRÉ M. DE; DE OLIVEIRA, RODRIGO M. S. DE ; NUNES, MARCUS V. A. . Mitigation of Insulator Lightning-Induced Voltages by Installing Parallel Low-Voltage Surge Arresters. Energies, v. 16, p. 1111, 2023.


PALAVRAS-CHAVES:

descargas atmosféricas; para-raios instalados em paralelos; interação entre campos magnéticos; mitigação de tensões induzidas no isolador por descargas atmosféricas; redes de distribuição de energia

 

Artigo Publicado em Periódico Qualis A2-Energies:

DE MORAIS, ANDRÉ M. DE; DE OLIVEIRA, RODRIGO M. S. DE ; NUNES, MARCUS V. A. . Mitigation of Insulator Lightning-Induced Voltages by Installing Parallel Low-Voltage Surge Arresters. Energies, v. 16, p. 1111, 2023.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica
RESUMO:

Nesta Tese é proposto um novo método de mitigação para reduzir a tensão induzida sobre isoladores, sob condição de transitórios de origem atmosférica, baseado na instalação de para-raios de baixa tensão alinhados paralelamente ao isolador. O método tridimensional de diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD) é aplicado para modelar numericamente uma estrutura real de ensaios de tensão residual de para-raios. A aplicação de um impulso de corrente, típico de descargas atmosféricas, é considerado no modelo numérico. São avaliados cenários com um ou dois para-raios instalados por fase, em três configurações geométricas e paramétricas diferentes para instalação de para-raios de distribuição. Em adição à divisão de corrente de Kirchhoff, que reduz tanto a energia absorvida quanto o estresse térmico, conforme demonstrado também nos ensaios realizados no Laboratório de Alta e Extra Alta Tensão da Universidade Federal do Pará, os resultados numéricos associados à instalação de dois para-raios alinhados paralelamente ao isolador mostram que a interação entre os campos magnéticos gerados pelas correntes conduzidas pelos para-raios pode produzir uma forte redução adicional na tensão induzida por descargas atmosféricas sobre o isolador, conforme apresentado neste trabalho. Condições para a máxima redução da tensão induzida também são identificadas. Uma breve análise de custo-efetividade também é fornecida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 1548213 - JOAO PAULO ABREU VIEIRA
Interno - 3611299 - RODRIGO MELO E SILVA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1111830 - ALLAN RODRIGO ARRIFANO MANITO
Externo à Instituição - GHENDY CARDOSO JUNIOR
Externo à Instituição - WELSON BASSI
Notícia cadastrada em: 04/04/2023 09:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1