Notícias

Banca de DEFESA: THAIS PASCOAL DE OLIVEIRA ANDERE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS PASCOAL DE OLIVEIRA ANDERE
DATA: 27/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/udh-ppkq-wgn
TÍTULO:

ATENUAÇÃO DE OSCILAÇÕES MAGNETOHIDRODINÂMICAS EM CUBA DE REDUÇÃO DE ALUMÍNIO USANDO ESTRUTURAS PERIÓDICAS


PALAVRAS-CHAVES:

CUBA DE REDUÇÃO DE ALUMÍNIO; ESTRUTURAS PERIÓDICAS; EQUAÇÕES DE NAVIER-STOKES; MAGNETOHIDRODINÂMICA; MÉTODO DE DIFERENÇAS FINITAS NO DOMÍNIO DO TEMPO.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A instabilidade magnetohidrodinâmica (MHD) em uma cuba de redução de alumínio surge da interação entre um fluido eletricamente condutor e campo magnético gerado por correntes elevadas que percorrem os barramentos do circuito de alimentação da cuba. Tal fenômeno gera oscilações neste fluido, comprometendo a eficiência do processo de redução do alumínio. As cubas de redução consistem, em sua configuração usual, em um recipiente com paredes planas que acomodam o líquido. Neste trabalho, é proposta uma nova geometria para a parede da cuba baseada em estruturas periódicas, com o objetivo de mitigar tais oscilações. A análise das oscilações do fluido é feita com um software desenvolvido neste trabalho para simular numericamente o processo em duas dimensões. A formulação numérica empregada é baseada no método de diferenças finitas no domínio do tempo para resolver as equações de Navier-Stokes (N-S) através do método de projeções de Chorin. O volume e a superfície do fluido são mapeados usando o método MAC. O líquido é tratado como incompressível e viscoso, além de ser eletricamente condutor. As acelerações causadas pelo campo magnético e as correntes elétricas são acopladas a N-S pelo cálculo da Força de Lorentz.Os resultados são analisados e comparados através da diferença entre a variação da altura do fluido condutor em dois cenários: com paredes planas e com estruturas periódicas aplicadas nas paredes da cuba.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3611299 - RODRIGO MELO E SILVA DE OLIVEIRA
Interno - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Externo ao Programa - 3220891 - NILTON RODOLFO NASCIMENTO MELO RODRIGUES
Externo à Instituição - LICINIUS DIMITRI SA DE ALCANTARA
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 13:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2