Notícias

Banca de DEFESA: WUANDA LETICIA DA SILVA MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WUANDA LETICIA DA SILVA MORAES
DATA: 31/03/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório CEAMAZON
TÍTULO:

GESTÃO DO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA INTEGRADO COM FONTES RENOVÁVEIS INTERMITENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Armazenamento de Energia; Balanço Energético; Gerenciamento de Energia; Políticas de baixo carbono; Sistemas Fotovoltaicos.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

O presente trabalho irá abordar a configuração do armazenamento de energia integrado à fontes renováveis intermitentes, especialmente sistemas fotovoltaicos, conectados à rede de distribuição de energia elétrica. Este é resultado de um Projeto Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Mobilidade Elétrica Multimodal na Região Amazônica (SIMA), desenvolvido no Centro de Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), onde há uma mini rede com geração fotovoltaica, geração à diesel, eletro postos, armazenamento de energia em banco de baterias íon-lítio, e ponto de acoplamento com a rede CA da cidade universitária Profo Dro José da Silveira Netto. O gerenciamento da mini rede conta com a tecnologia de um inversor híbrido associado a um controlador de carga, capaz de informar e gerir a potência que está sendo gerada pelos arranjos FV, o estado de carga do banco de baterias, que também possuem um gerenciamento próprio, através de BMS (Battery Management System); e a potência que está sendo injetada no barramento CA. De posse do estudo de caso, serão definidas as estratégias de gerenciamento de energia através do gerenciamento pelo lado da demanda (GLD), análise de viabilidade econômica e estratégias que visem as políticas de baixo carbono.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1153258 - ANA ROSA CARRICO DE LIMA MONTENEGRO DUARTE
Externo ao Programa - 326263 - EDSON ORTIZ DE MATOS
Interno - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Presidente - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 10:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2