Notícias

Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO MOUTINHO DE VILHENA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROBERTO MOUTINHO DE VILHENA
DATA: 30/11/2015
HORA: 10:00
LOCAL: CENTRO TECNOLÓGICO DA ELETRONORTE - MIRAMAR
TÍTULO:

SISTEMA PARA DETECÇÃO, LOCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO DE DESCARGAS PARCIAIS EM ESTATORES DE HIDROGERADORES


PALAVRAS-CHAVES:

DESCARGAS PARCIAIS, HIDROGERADORES, ENROLAMENTOS DO ESTATOR, ACOPLADOR DIRECIONAL DE MICROFITA


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

PARADAS DE MÁQUINAS NÃO PLANEJADAS CAUSADAS POR FALHAS NA ISOLAÇÃO ELÉTRICA DE EQUIPAMENTOS DO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA SÃO UM GRANDE PROBLEMA, POIS CONTABILIZAM ELEVADAS PERDAS PARA PLANTA E COMPROMETEM OS INDICADORES DE DESEMPENHO DEVIDO LONGO PERÍODO DE PARADA DA UNIDADE GERADORA NECESSÁRIO PARA RESTAURAÇÃO DA FUNÇÃO GERAÇÃO. A FIM DE SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA, VÁRIOS PESQUISADORES E ESTUDIOSOS DA ÁREA DE GRANDES MÁQUINAS ROTATIVAS DESCOBRIRAM QUE ESTAS FALHAS ESTAVAM FREQUENTEMENTE RELACIONADAS COM O AUMENTO DO NÍVEL DE DESCARGAS PARCIAIS (DPS) DA ISOLAÇÃO ELÉTRICA DA MÁQUINA. AS OCORRÊNCIAS DAS DPS NOS SISTEMAS ISOLANTES DOS EQUIPAMENTOS DE ALTA TENSÃO SÃO SINTOMAS DE FRAGILIDADE NA SUA SUPORTABILIDADE DIELÉTRICA, CUJA EVOLUÇÃO PODE OCASIONAR GRAVES CONSEQUÊNCIAS PARA O EQUIPAMENTO.
EM VIRTUDE DESSAS CONSEQUÊNCIAS, A AVALIAÇÃO DO ESTADO OPERATIVO DO ENROLAMENTO ESTATÓRICO, POR MEIO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DPS ON LINE PROPOSTO NESTA TESE APRESENTA ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A CONFIABILIDADE DAS MEDIÇÕES. COMO SENSOR DE DPS, FOI SUGERIDO USAR ACOPLADOR DIRECIONAL ELETROMAGNÉTICO DE MICROFITA CAPAZ DE DETECTAR O SINAL COM MAIOR LARGURA DE BANDA NA FAIXA UHF, COMPARADO COM OS SENSORES TRADICIONAIS EXISTENTES.
O DESENVOLVIMENTO E A IMPLEMENTAÇÃO DO SIMULADOR VIRTUAL DE DPS DECORREU DA NECESSIDADE DE SE TER EXEMPLOS DE SINAIS QUE PERMITISSEM TESTAR ALGUMAS TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE SINAIS DPS. O PRINCIPAL RESULTADO DA TESE É O SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DP (DENOMINADO SIM_DP) QUE INCLUI SENSOR, SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS, SOFTWARE DE PROCESSAMENTO DE SINAIS DE DPS E DE ANÁLISE DOS RESULTADOS. AO ESTUDAR A PROPAGAÇÃO DO SINAL EM UMA BARRA ESTATÓRICA FOI POSSÍVEL DESENVOLVER UMA NOVA METODOLOGIA BASEADA EM ANÁLISE ESPECTRAL PARA LOCALIZAÇÃO DE DPS.
POR MEIO DA ESTRUTURA MONTADA EM LABORATÓRIO, FOI POSSÍVEL VALIDAR O SISTEMA SIM_DP O QUE FAVORECEU A ANÁLISE CRÍTICA DO FENÔMENO DPS. POR FIM FORAM ANALISADOS DADOS REAIS DE MEDIÇÕES DE DP EM CAMPO E CORRELAÇÃO DAS DPS COM VIBRAÇÕES MECÂNICAS. OS RESULTADOS DO TRABALHO CONTRIBUÍRAM PARA UM DIAGNÓSTICO MAIS PRECISO DO FENÔMENO.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2288432 - DMITRIEV VICTOR
Interno - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE
Interno - 3611299 - RODRIGO MELO E SILVA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D''''ASSUNÇÃO
Externo à Instituição - JOSE FELIPE SOUZA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - LICINIUS DIMITRI SA DE ALCANTARA
Notícia cadastrada em: 17/11/2015 09:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1