Notícias

Banca de DEFESA: ELITON SMITH DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELITON SMITH DOS SANTOS
DATA: 25/01/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Apresentação da Tese via Google Meet
TÍTULO:

USO EFICIENTE DOS GERADORES PARA O DESPACHO ECONÔMICO DE CARGA AMBIENTAL DO SISTEMA ENERGÉTICO, INCLUINDO A GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA


PALAVRAS-CHAVES:

Despacho Econômico de Carga; Unidade Térmica; Geração Solar Fotovoltaica; Metaheurísticas de Otimização.


Artigo Produzido no Periódico Energies, Qualis A1 na CAPES 
SANTOS, ELITON SMITH DOS ; NUNES, MARCUS VINÍCIUS ALVES ; NASCIMENTO, MANOEL HENRIQUE REIS ; LEITE, JANDECY CABRAL . Rational Application of Electric Power Production Optimization through Metaheuristics Algorithm. Energies, v. 15, p. 3253, 2022.



PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Geração da Energia Elétrica
RESUMO:

Artigo Produzido no Periódico Energies, Qualis A1 na CAPES 
SANTOS, ELITON SMITH DOS ; NUNES, MARCUS VINÍCIUS ALVES ; NASCIMENTO, MANOEL HENRIQUE REIS ; LEITE, JANDECY CABRAL . Rational Application of Electric Power Production Optimization through Metaheuristics Algorithm. Energies, v. 15, p. 3253, 2022.

 

Resumo

O Despacho Econômico de Carga (ELD) é um processo do sistema elétrico de potência que visa o planejamento e as operações das Usinas Termelétricas (UTE), para atender à demanda com menor custo operacional. Por outro lado, o ELD tornou-se um problema obsoleto por considerar apenas o custo de combustível na geração de energia, desconsiderando parâmetros importantes como custos ambientais e de segurança da rede elétrica. A energia produzida pelas usinas termelétricas é considerada muito cara e poluente, ou seja, possui impactos negativos para a esfera ambiental e o cenário econômico. Considerando a pressão global para redução de emissões de poluentes na atmosfera e sustentabilidade ambiental, a incorporação da geração de Energias Renováveis (ER) ou Energias Verdes na rede elétrica é indispensável. A energia solar está se tornando uma parte importante do portfólio de geração de energia em muitas regiões devido à grande redução de seus custos e aos incentivos políticos que favorecem a geração de fontes de energia limpa e renováveis. Nesse sentido, a proposta da tese é apresentar um comparativo entre diversas técnicas metaheurísticas na otimização do DEA soluções, incluindo a geração de energia solar fotovoltaico e o desligamentos dos motores menos eficientes, bem como ajudar o especialista na tomada de decisão para o funcionamento da planta geradora. Foram utilizados as metaheurísticas baseados em métodos estocásticos como: Ant Lion Optmizer (ALO), Dragonfly Algorithm (DA) e Differential Evolution (DE). Na busca por melhores soluções, foi implementado um novo algoritmo que verifica de forma inteligente a potência dos motores da termoelétrica. Com base na potência demandada para o horário, é utilizado até 70% da capacidade da geração da usina fotovoltaica e o restante é atendido pela usina termelétrica. Assim, encontra-se a potência ideal para o número mínimo de motores suficientes para atender a demanda, reduzindo o nível de combustível e poluentes na atmosfera. As simulações foram geradas no ambiente do MATLAB, utilizando um modelo híbrido composto por seis (06) Unidades Geradoras (UG) e treze (13) Usinas Solares Fotovoltaicas (USF). Por esta razão, os resultados foram comparados com os resultados das simulações de Khan, que utilizaram PSO. Neste sentido, esta tese apresenta resultados comparativos dos métodos utilizados, dentre as técnicas utilizadas, o ED foi o método que apresentou os melhores resultados, garantindo uma redução no combustível fóssil em 3,02%, correspondendo a US$ 8,557.08 e uma redução de poluentes na atmosfera de 1.42%.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1111830 - ALLAN RODRIGO ARRIFANO MANITO
Externo à Instituição - JANDECY CABRAL LEITE
Externo à Instituição - MANOEL HENRIQUE REIS NASCIMENTO
Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Externo à Instituição - RAPHAEL PABLO DE SOUZA BARRADAS
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 13:09
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2