Banca de DEFESA: RAFAEL OLIVEIRA CHAVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL OLIVEIRA CHAVES
DATA: 08/09/2015
LOCAL: Auditório do Instituto de Tecnologia - ITEC

UM JOGO SÉRIO PARA APOIO AO ENSINO DE MODELAGEM DE PROCESSO DE SOFTWARE BASEADO EM MAPAS CONCEITUAIS: UMA AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL

Aprendizagem baseada em projetos, jogos sérios, educação em engenharia de software, modelagem de processo de software.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

A Modelagem de Processo de Software (MPS) é um importante tópico na engenharia de software, pois fornece subsídios para gerenciar, automatizar e apoiar a Melhoria de Processo de Software. Seu ensino é um desafio, principalmente em consequência da grande ênfase teórica e de poucos exercícios práticos. Além disso, ainda são poucas abordagens de ensino que visam o MPS por meio da introdução de recursos inovadores, tais como jogos. O uso de jogos é principalmente focado em outras áreas da engenharia de software, por exemplo, gerência de projetos de software. Visando contemplar esta lacuna, este trabalho relata o desenvolvimento e um experimento formal para avaliar o eficácia de aprendizagem de um jogo de computador, o DesigMPS – que tem o objetivo de apoiar o ensino da SPM, assim como compará-lo com o método instrucional de aprendizagem baseada em projetos (project-based learning). Neste jogo, o aluno é desafiado a modelar um processo de software no contexto do Modelo de Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR). Também foram analisadas características como: adequação em relação ao conteúdo, suficiência, grau de dificuldade, sequência e método de ensino; atratividade; pontos fortes e fracos do jogo. Os resultados indicaram que o DesigMPS tem eficácia de aprendizagem positiva (diferença estatisticamente significativa) nos níveis de compreensão e aplicação na taxonomia revisada de objetivos educacionais de Bloom, mesmo havendo  alguns pontos fracos como: a falta um help sobre o uso de jogo e de um feedback instrucional mais claro com explicação das causas dos erros. O jogo também tem uma eficácia de aprendizagem positiva (diferença estatisticamente significativa) comparada ao ABP no nível de aplicação, mas igual no nível de compreensão. A maioria dos alunos considerou que o jogo é atrativo e relevante em respeito ao conteúdo da disciplina de Qualidade de Processos de Software, e assim pode ser considerado uma alternativa para ensinar MPS.

Externo à Instituição - ANDRÉA DA SILVA MIRANDA
Interno - 1700540 - EDUARDO COELHO CERQUEIRA
Presidente - 1152675 - ELOI LUIZ FAVERO
Interno - 326654 - MANOEL RIBEIRO FILHO