Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAM MOREIRA DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAM MOREIRA DE ASSIS
DATA: 30/06/2022
HORA: 09:30
LOCAL: LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO DA UFPA (LEAT_UFPA)
TÍTULO:

Avaliação da tensão de disrupção em superfícies isolantes poluídas a partir de início e propagação do streamer.


PALAVRAS-CHAVES:
Poluição em isoladores , Avalanche de elétrons, disrupção em ar, hidrofobicidade, propagação de streamer, método dos elementos finitos.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Materiais Elétricos
ESPECIALIDADE: Materiais Dielétricos, Piezoelétricos e Ferroelétricos
RESUMO:

Aspectos importantes caracterizam o desempenho dielétrico de um isolante, sua oposição a descarga elétrica em ambientes poluídos e úmidos e sua capacidade de oposição a passagem de corrente de fuga em ambientes molhados e poluídos. Nesta proposta são analisadas configurações de poluição depositadas em um material isolante de forma a estudar o efeito do campo elétrico, da interface ar-isolante-poluição e da distância entre depósitos de poluição, no mecanismo de iniciação e propagação do streamer. Modelos para o critério de disrupção do streamer utilizados levam em consideração a intensidade de campo elétrico e o coeficiente de ionização efetivo são utilizados. A análise do problema foi realizada no software comercial Comsol Multiphysics e foram obtidos resultados de correlação entre os parâmetros que influenciam no início de streamer. A partir destes estudos podemos avaliar o desempenho de superfícies poluídas com um alto grau de hidrofobicidade, e sua interação com superfícies hidrofílicas para obtenção, com maior acurácia, das tensões de disrupção. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Externo ao Programa - 1111830 - ALLAN RODRIGO ARRIFANO MANITO
Externo ao Programa - 2413153 - REINALDO CORRÊA LEITE
Externo à Instituição - AÉCIO DE LIMA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 25/05/2022 11:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1