Banca de QUALIFICAÇÃO: ULISSES CARVALHO PAIXÃO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ULISSES CARVALHO PAIXÃO JUNIOR
DATA: 15/06/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE COMUNIDADES DE ENERGIA, COM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Comunidade de Energia, Geração Distribuída, Energia Renovável, Eficiência Energética, Gestão de Energia

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Vários países do mundo iniciaram a transição energética utilizando geração distribuída com fontes renováveis e sistemas de armazenamento com baterias, para proporcionar eficiência energética, flexibilidade, segurança operacional, sustentabilidade e redução de custos com energia elétrica. Monitoradas e gerenciadas por um sistema de gestão, as novas tecnologias têm trazido empoderamento ao cotidiano do consumidor, de modo que este possa participar ativamente das decisões de oferta e de demanda de energia em seu convívio individual ou em grupo. Sob a ótica do consumidor, este trabalho apresenta uma metodologia para desenvolvimento e gestão de uma comunidade de energia, operando com geração híbrida de energia elétrica, advinda da rede externa e da geração fotovoltaica, e sistemas de armazenamento. Dada suas características e seu perfil de cidade, um estudo de caso com dados reais do sistema de distribuição do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) é considerado e os sistemas fotovoltaicos e de armazenamento são modelados, com base em uma abordagem probabilística, de acordo com a irradiação solar da região e a demanda de energia da Universidade. A operação do sistema é gerenciada durante o período de doze meses, para simular as características, limitações e particularidades da comunidade de energia. Como conclusão do trabalho, é apresentado o retorno do investimento da comunidade de energia implementada na UFPA, evidenciando a possibilidade de escalabilidade de um novo modelo de negócio.

Externo ao Programa - 1111830 - ALLAN RODRIGO ARRIFANO MANITO
Externo ao Programa - 016.638.232-94 - CARLOS EDUARDO MOREIRA RODRIGUES - UFPA
Externo ao Programa - 2216180 - CARMINDA CELIA MOURA DE MOURA CARVALHO
Externo ao Programa - 326263 - EDSON ORTIZ DE MATOS