Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO MENDES SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO MENDES SOARES
DATA: 05/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio do Instituto de Tecnologia - ITEC
TÍTULO:

MODELAGEM DINÂMICA NEURAL E CONTROLE FUZZY DE BANHO ELETROLÍTICO DO FORNO DE REDUÇÃO DE ALUMÍNIO


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática, Processo Químico, Equilíbrio Térmico, Inteligência Computacional, Simulação de Sistemas


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Todos os empreendimentos industriais visam resultados utilizando recursos limitados em determinada escala. Para este fim, modelos matemáticos de processos industriais servem como importantes ferramentas para otimizar os processos produtivos. A modelagem matemática analítica dos sistemas industriais requer conhecimento pleno dos fenômenos naturais inerentes ao processo, porém, os extensos dados já coletados de muitos processos da indústria possibilitam uma modelagem orientada a dados, que pode ser empregada por meio de técnicas de inteligência artificial.

Neste trabalho será apresentada a modelagem da química do banho eletrolítico na redução de alumínio para fins de simulação e controle. Dado que o banho eletrolítico é extremamente sensível a perturbações do processo, torna-se desejável a construção de um modelo que represente bem a dinâmica deste processo. Através da simulação, os controladores podem ser avaliados e melhorados, podendo explorar técnicas de controle inteligente e adaptativo, dada a capacidade de abstração de um conhecimento implícito representados em extensas bases de dados.

O objetivo final desta tese é obter um ambiente no qual seja possível conduzir simulações do banho eletrolítico, como fosse um forno de redução de alumínio primário. Este ambiente será um instrumento poderoso para o projeto de novos controladores do banho eletrolítico, sendo uma área bastante estudada cujas soluções ainda enfrentam desafios. Através da simulação do processo por meio de modelos, será possível diagnosticar falhas, otimizar o controle de forma mais precisa, assim contribuindo para uma maior eficiência desta indústria.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1698390 - ADAMO LIMA DE SANTANA
Interno - 2170855 - ADRIANA ROSA GARCEZ CASTRO
Externo à Instituição - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Externo ao Programa - 1346583 - EMANUEL NEGRAO MACEDO
Externo à Instituição - JOAO VIANA DA FONSECA NETO
Presidente - 246.579.052-87 - ROBERTO CELIO LIMAO DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 04/05/2015 10:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1