Banca de DEFESA: TIAGO MIRANDA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO MIRANDA PEREIRA
DATA: 28/04/2021
LOCAL: Videoconferência - https://meet.google.com/keu-ytgt-gru

ESTUDO DO COMPORTAMENTO HIDRODINÂMICO DE MEDIDORES DE VAZÃO DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO UTILIZANDO A TEORIA DO ELEMENTO DE PÁ COM EFEITO DE GRADE

Medidor de vazão tipo turbina, Teoria do Elemento de Pá, Dinâmica dos Fluidos Computacional, Efeito de grade, Cavitação.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

Medidores de vazão tipo turbina são amplamente utilizados na indústria para a apuração de quantidades de produtos líquidos movimentados, inclusive para fins comerciais, em razão de sua elevada precisão e ampla faixa de operação. O emprego de ferramentas de engenharia para a análise e o aprimoramento do desempenho de tais medidores oferece a possibilidade de contribuição do engenheiro à sociedade, promovendo qualidade nas aferições e minimizando distorções na cadeia de distribuição de granéis líquidos potencialmente prejudiciais aos consumidores. Usualmente, os medidores de vazão tipo turbina possuem várias pás, o que torna a determinação dos coeficientes de sustentação e arrasto ainda um desafio. Por isso, considerar o efeito de grade é de fato relevante, sem o qual a velocidade angular da turbina pode ser superestimada pela análise a partir da Teoria Elemento de Pá, método BET. Neste sentido, o presente trabalho propõe a aplicação do método BET na análise do comportamento hidrodinâmico de medidores tipo turbina aplicados à medição de vazão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). O modelo proposto calcula a correção para o efeito de grade devido à solidez local ao longo do comprimento das pás da turbina, de forma a predizer com acurácia os coeficientes de sustentação e arrasto em cada seção da pá. Parâmetros operacionais do equipamento são obtidos a partir do modelo proposto e comparados com a performance de campo de um sistema de medição existente e em operação na indústria, para diversas condições ao longo da faixa de operação, revelando satisfatória coerência. Para a análise, é desenvolvido modelo de simulação através de técnicas de dinâmica dos fluidos computacional (CFD), que também é utilizado para a predição da susceptibilidade à cavitação nos medidores tipo turbina, tendo em vista a possibilidade de indicação de limites de operação dentro dos quais as condições de funcionamento se mantêm dentro das especificações. Como resultado, o estudo indica que o desempenho de medidores de vazão tipo turbina pode ser previsto pela estratégia de modelagem computacional proposta com base no modelo BET, e que os resultados de campo para velocidade angular e linearidade podem ser reproduzidos com precisão.

Interno - 2316081 - CLAUDIO JOSE CAVALCANTE BLANCO
Interno - 1346583 - EMANUEL NEGRAO MACEDO
Interno - 1627401 - ERB FERREIRA LINS
Presidente - 1508841 - JERSON ROGERIO PINHEIRO VAZ