Banca de DEFESA: GILBERTO CALDEIRA BARRETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTO CALDEIRA BARRETO
DATA: 12/12/2019
LOCAL: sala 306 do PRODERNA/PGITEC/UFPA

METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE VOLUME ÚTIL DE RESERVATÓRIO ELEVADO OPERADO COM BOMBAS EM PARALELO EM UNIDADES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Unidade de distribuição de água; Reservatório elevado de distribuição; Bombeamento de água.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

A determinação do volume útil de um reservatório elevado é uma etapa importante em projetos de sistema de distribuição de água por gravidade. Na maioria das vezes, os engenheiros, por questões de praticidade, aplicam métodos tradicionais para o dimensionamento de tais reservatórios, mas que pela sua simplicidade deixam de considerar informações importantes, como por exemplo, as características físicas e operacionais da elevatória de água afluente. Neste trabalho é apresentado um procedimento alternativo para determinação da capacidade útil do reservatório elevado no qual são consideradas tanto as características do sistema quanto a capacidade e a operação de bombas em paralelo, fazendo uma comparação econômica com métodos tradicionais. Foram dimensionadas e simuladas cinco concepções diferentes de Sistema de Distribuição de Água por Gravidade (SDAGs), um estudo de caso com capacidade para atendimento de 10.000 habitantes. Os sistemas dimensionados pelo método proposto apresentam atratividade econômica superior aos dimensionados pelos métodos tradicionais.

Presidente - 1152689 - ANDRE LUIZ AMARANTE MESQUITA
Interno - 2316081 - CLAUDIO JOSE CAVALCANTE BLANCO
Externo ao Programa - 2324973 - LINDEMBERG LIMA FERNANDES
Interno - 1549677 - RAUL NUNES DE CARVALHO JUNIOR