Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR MENDES LOBATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CESAR MENDES LOBATO
DATA: 13/05/2022
HORA: 16:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Interações entre nanotubos de carbono e estruturas externas do SARS-CoV-2 via simulações de dinâmica e docking molecular.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanotubos de carbono, proteína, docking, dinâmica molecular e energia livre.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O presente trabalho busca avaliar a capacidade de interação entre os ligantes nanotubos de carbono de parede única (SWNTCs) e os receptores que são as principais estruturas do vírus covid-19: a proteína do envelope, a principal protease e a glicoproteína Spike. Para isso foram utilizadas técnicas de modelagem molecular por meio de docking e dinâmica molecular, onde o alvo eram, mas especificamente a proteína do envelope, principal protease, e a glicoproteína Spike. Estudos de docagem molecular mostram que os ligantes possuem características de interação capazes de adsorver as estruturas. Simulações de dinâmica molecular fornecem informações sobre o desvio quadrático médio de posições atômicas entre 0,5 e 3,0 Å. O modelo de energia livre de Gibbs e a abordagem de área de superfície acessível a solventes foram usados. Entre os resultados obtidos por meio da dinâmica molecular, notou-se que as interações ocorrem uma vez que o nanotubo Zigzag obteve uma melhor energia de afinidade de -9.48, -9.98 e -10.08 kcal/mol para E-pro, M-pro e S-gly respectivamente , os valores de desvio quadrado médio das posições atômicas permaneceram mais estáveis para esta espécie de nanotubos, indicando que ela pode se ligar a resíduos do sítio ativo das macromoléculas, demonstrando boas interações. Acoplamentos moleculares e energia livre mostraram que os resíduos do sítio ativo S-gly interagiram fortemente com os nanotubos, obtendo valores como -112.73, -94.38, -80.49 kcal/mol, respectivamente para os nanotubos zigzag, quiral e armchair. As interações demonstradas neste manuscrito podem prever alguns candidatos promissores para antagonistas de vírus, que se confirmaram por meio de abordagens experimentais. E que de fato os CNTs tenham potencial de aplicação em produtos inibidores do SAR-CoV 2, por meio do desenvolvimento de matérias que sejam produzidos pra a fabricação de EPIs, Sprays e soluções impermeabilizantes em geral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2152952 - ANTONIO MAIA DE JESUS CHAVES NETO
Externo ao Programa - 3445961 - CARLOS ALBERTO BRITO DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - FABIO LUIZ PARANHOS COSTA
Externo à Instituição - MOZANIEL SANTANA DE OLIVEIRA
Interno - 1549677 - RAUL NUNES DE CARVALHO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 09/05/2022 08:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1